A sueca Lina Lansberg sonha em entrar para a história na noite deste sábado (24). A lutadora quer acabar com os 11 anos de invencibilidade da curitibana Cris Cyborg no MMA. As duas se enfrentam na luta principal do UFC Brasília.
Confira cinco fatos sobre a vida e carreira da atleta de 34 anos.
Princesa dos Cotovelos
No mundo da luta, Lina é conhecida como a Princesa dos Cotovelos. A lutadora é oriunda do muay thai e aprendeu muito bem a usá-los no combate. Na disciplina, a sueca foi campeã mundial e europeia. Se aposentou com 37 vitórias e 11 derrotas.
Conterrânea de Ibra
Lansberg nasceu em Malmö, terceira maior cidade da Suécia, em março de 1982. Em outubro do mesmo ano, nascia por lá Zlatan Ibrahimovic, maior jogador de futebol do país, hoje astro do Manchester United.
Viciada em doces
Como atleta, Lansberg precisa seguir uma dieta rígida, principalmente perto das lutas, quando está passando pelo corte de peso. Porém, isso não impede que ela ame doces. Seu perfil no Instagram é repleto de fotos de guloseimas, muitas delas feitas por ela mesma.
Ballet e música
Antes de começar a treinar muay thai, em 2003, Lina gostava de atividades bem diferentes. “Eu gostava de música, balé e ópera, coisas assim. Fiz minha primeira luta em 2005, bem tarde, na verdade. Foi a ação que me atraiu. Queria fazer coisas difíceis e boxe tailandês foi o que pensei”, explicou, em entrevista ao site MMA Junkie.
Estreante e zebra
Depois de perder sua primeira luta de MMA, em 2012, a sueca venceu seis adversárias, quatro delas por nocaute, sequência que lhe rendeu um contrato com o UFC. Chamada para encarar Cyborg, ela não pensou duas vezes. “Toda a pressão está nela. Não gostaria de estar na posição dela. Gosto de ser o azarão”.