De novo, tudo mudou no UFC. Após as surpresas dessa quinta-feira (23), uma nova notícia bombástica agitou o mundo do MMA. Vitor Belfort – não mais Lyoto Machida – vai enfrentar Jon Jones no UFC 152, no dia 22 de setembro, em Toronto, no Canadá.
O carioca aceitou o convite da organização depois de Machida se recusar a entrar no octógono com ‘aviso prévio’ de um mês. A informação foi confirmada por Dana White ao site MMAFighting.com. Antes de Belfort, o curitibano Maurício Shogun Rua também foi sondado e ‘passou’ a oportunidade.
Belfort, de 35 anos, que atualmente compete na categoria média (até 84 kg) terá de subir 9 kg para encarar o campeão dos meio-pesados. Assim, o brasileiro deixa em aberto sua vaga no UFC 153, em outubro, no Rio de Janeiro. Ele lutaria contra o americano Alan Belcher.
“Estou muito bem preparado, treinando forte aqui nos Estados Unidos desde o início do mês e me sinto muito bem para encará-lo. Sei das qualidades dele, mas tenho certeza que farei um grande combate. É uma chance para ser campeão pela terceira vez. Nunca escondi que esse é um objetivo meu”, comentou Belfort, via assessoria de imprensa. Nos primórdios do UFC, o brasileiro foi campeão duas vezes, no peso-pesado e também no meio-pesado.
“Gosto de desafios e estou muito motivado. A torcida brasileira pode ficar tranquila e ter a certeza que estarei totalmente empenhado em representar bem o país”, completou ele, que se mudou para a Flórida para treinar na academia Blackzilians.
Com a recusa, Machida perde o posto de ‘contender’ – desafiante número 1 – ao cinturão e terá de fazer novas lutas para desafiar o campeão da divisão.
Atualização: A grande explicação para Belfort ter sido escolhido para enfrentar Jon Jones foi divulgada no fim da tarde desta sexta. Alan Belcher está lesionado e não poderia lutar. Assim, os meio-pesados Wagner Caldeirão e Phil Davis entram no card do UFC 153, no Rio de Janeiro.
*****
Aos poucos, as lutas do extinto UFC 151 vão ganhando novas datas. Jake Ellenberger vs. Jay Hieron, que seria o co-main event de Jones vs Henderson, será no dia 5 de outubro, em Minneapolis (EUA). Os combates dos pesos leve Danny Castillo e Michael Johnson e Shane Roller e Jacob Volkmann foram reprogramados para a mesma edição.
Já os meio-médios Charlie Brenneman e Kyle Noke vão se enfrentar o card preliminar do evento em Toronto.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia