Como começar um blog? Como me apresentar? Minhas credenciais estão ali na página, e eu não gostaria de me repetir… Como diria a Marquesa de Rabicó, “terminar um livro é fácil. Coloca um ponto final, escreve ‘fim’, ‘the end’ ‘fini’ e pronto. Mas começar é que é o complicado”
Então começarei esse blog discutindo um tema recorrente que é muito importante para mim e para todos que estudam e amam quadrinhos (além de ser polêmico, o que é bom para um blog)
Ontem pela manhã (15/05) participei de uma mesa redonda organizada pelos alunos do curso de Letras da UFPR. A mesa foi sensacional, com muitas perguntas inteligentes e pessoas sentadas no chão porque não cabiam todos. Como eu disse, sensacional.
E uma questão é interessante: Quadrinhos são uma forma de literatura?
Não.
Não são.
Quadrinhos são quadrinhos. Quadrinhos são mais do que a soma de texto com imagens. A soma destas duas coisas resulta em uma terceira, que não é nem uma nem outra. Ou seja: A+B=C, não AB.
Dizer que quadrinhos são literatura é como dizer que o cinema é teatro filmado. Ou que o cinema é texto mais imagem em movimento.
Enfim, quadrinhos são quadrinhos. E é sobre isso que este blog falará.
Tentarei sempre trazer lançamentos da nona arte, reviews de obras (novas ou antigas) e entrevistas com quadrinistas daqui do Paraná.
Espero que você curta! E que se divirta!
Um abraço e até mais!