Torcedores de Atlético e Coritiba estão chateados porque não poderão assistir a decisão da Liga dos Campeões, entre Real Madrid e Juventus. Por que? O Atletiba do Brasileiro foi marcado para o mesmo horário do jogo mais importante do ano do futebol europeu, sábado, às 16 horas.
Foi o suficiente para surgirem teorias da conspiração: foi “sacanagem” da Globo por causa da iniciativa da dupla Atletiba de promover os clássicos do Estadual no Youtube/Facebook, entre outras ideias mais e menos sofisticadas. Tudo não passa de besteira, claro.
LEIA MAIS: Globo muda cotas de TV e Atlético e Coritiba devem ganhar mais
A Globo já há algum tempo adotou a estratégia de espalhar as partidas por diversos horários, considerando TV aberta, fechada e, principalmente, o pay-per-view, caso do Atletiba. A justificativa é óbvia: quanto menos jogos coincidentes, mais o torcedor pode assistir e, logo, mais audiência.
E para o Nacional de 2017, a emissora passou a encarar o horário das 16 horas, no sábado, como uma “faixa nobre”. Para a primeira rodada, marcou Flamengo e Atlético-MG. Na terceira, outro clássico, Vasco e Fluminense. Agora, tem o Atletiba, e no outro sábado, Palmeiras e Fluminense.
LEIA MAIS: Por que a Globo prefere o Atlético ao Coritiba no Brasileirão; entenda
“Quem não gosta de acompanhar seu clube e secar rivais? Ou acompanhar ao máximo um campeonato vibrante e competitivo como o Brasileirão? Da mesma forma, temos procedido com a Série B, igualmente competitiva e estimulante. Valorizamos o Futebol Brasileiro”, aponta Fernando Manuel Pinto, responsável pela Diretoria de Direitos Esportivos do Grupo Globo.
No final das contas, o Atletiba estar no mesmo horário da finalíssima da Liga dos Campeões foi mesmo mera coincidência.