Atlético e Paraná, ou Paraná e Atlético, como queiram, é clássico sim. Por mais que parte da torcida rubro-negra faça tudo para desprezar, não tem jeito, o futebol vai além dos sentimentos de arquibancada. E o duelo tem tudo para ser elevado como clássico.
Tem tradição. Já são 27 anos de confrontos. Não é tanto quanto o Atletiba, que possui quase 93. Mas é o suficiente. No entanto, o clássico Atlético e Paraná não começa em 1990, ano do primeiro encontro, vencido pelo Furacão.
O Tricolor é herdeiro de equipes importantíssimas do estado: Ferroviário, Britânia, Colorado, Pinheiros etc. E todas, naturalmente, duelaram constantemente com o Atlético, inclusive em decisões de Campeonato Paranaense.
E há outra questão fundamental, de posicionamento. Embora alguns torcedores do rubro-negro imaginem que o clube esteja às vésperas de uma decisão de Mundial ou, pelo menos, há alguns anos, o Furacão ainda é uma equipe eminentemente regional, com alguns brilhos, raros, nacionais.
Ou seja, os principais adversários do Atlético ainda são os conterrâneos Coritiba e Paraná. Em outras palavras, os jogos contra os dois são significativos. O fato de o Paraná ter permanecido 10 anos na Série B enfraqueceu o duelo? Sim, mas não o descaracteriza.
Por fim, há o critério da relevância, complementar ao que foi abordado acima. Atlético e Paraná já decidiram, diretamente, dois campeonatos estaduais, ambos com vitória rubro-negra. E vários outros encontros tiveram peso na busca pela hegemonia local.
Assim sendo, a torcida do Atlético pode até tentar menosprezar o encontro, na tentativa de humilhar o oponente. Mas a história mostra outra coisa. Quer alguns queiram, ou não, Atlético e Paraná é clássico, sim.
Copa do Mundo >> calendário de jogos, programação de TV, notícias
Tabela >> confira a tabela completa da Copa do Mundo
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
Lula busca ‘apoio VIP’ no exterior para impor censura aos críticos do governo; acompanhe o Sem Rodeios
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso