A novidade do Atlético com a criação do CAP Play, canal de produção audiovisual do clube, entusiasmou a torcida rubro-negra. Muitos atleticanos, inclusive, saudaram o recurso como uma alternativa para assistir aos jogos do Furacão.
Entretanto, isso não é possível. Há duas questões que impedem que o Atlético transmita suas partidas pelo CAP Play. Pontos, aliás, que foram abordados pelo presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Mario Celso Petraglia, quando do anúncio.
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O primeiro é a necessidade da liberação da exibição do duelo pelas duas equipes envolvidas, como determina a Lei Pelé. Ou seja, para veicular a imagem de um jogo com o Flamengo, por exemplo, os cariocas precisariam concordar.
Há ainda outro impeditivo. Todos os clubes já têm algum tipo e compromisso com as televisões, de canal aberto ou fechado. O próprio Furacão já vendeu seus direitos de transmissão do Brasileiro para o Esporte Interativo, em tevê por assinatura, até 2024.
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E existe também o acordo com a Globo para exibição em canal aberto do Nacional, assinado pelo Furacão até 2018. É preciso considerar ainda que tanto na televisão aberta, quanto na fechada, a tendência é que tais contratos sejam renovados para o futuro.
Já no Paranaense, dez clubes, excetuando Atlético e Coritiba, negociaram por quatro anos os direitos de transmissão com a Globo. Ou seja, até 2020 o Furacão não pode transmitir nenhum jogo do Estadual que envolva os dez times.
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Os dois “problemas”, digamos assim, não existiram na transmissão do Atletiba pelo Youtube. Atlético e Coritiba não assinaram com a Globo, sendo assim, eram os donos de seus direitos de transmissão. E, obviamente, ambos concordaram com a veiculação do clássico do Estadual.
Uma saída para frente, quem sabe, é a criação por parte dos clubes de uma nova “modalidade” a ser incluída no “pacote” de negociação dos direitos de transmissão, com a veiculação dos jogos pela web, no Youtube, Facebook etc.
Uma possibilidade: os clubes vendem os direitos de transmissão por um valor determinado e, no acerto, ganham a chance de veicularem em seus canais as partidas. Algo ainda a ser conversado e estudado.
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Por enquanto, o CAP Play deve se ocupar com a propagação de entrevistas, treinamentos e outros eventos relacionados ao clube. Como um bingo do Atlético, algo que as equipes podem retomar com uma hipotética mudança na legislação.
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