Fiz uma entrevista com Daniel Paulino, gerente de Produto da Umbro Brasil, sobre a parceria do Atlético com a empresa e a criação das últimas peças do vestiário do clube. Veja abaixo:
1) A Umbro tem parceria com o Atlético há 20 anos, uma das mais longevas do futebol brasileiro. Como encontrar criatividade para renovar os uniformes do Furacão?
Sempre fazemos uma análise sobre todos os uniformes que foram lançados mesmo antes da parceria com a Umbro e também uma profunda imersão na história do clube, e a resposta para haver a renovação é olhar para o passado e tentar trazer uma história nova, utilizando estes elementos históricos atrelados as mais atuais tendências e também tecnologias.
2) O Atlético tem duas cores fortes no uniforme, o preto e o vermelho. É uma combinação que favorece na criação?
São cores que ajudam pela combinação, o vermelho por exemplo é uma cor ligada a ação, a paixão e a força e o Preto é associado a tradição, a cor tem um simbolismo associativo que contribuem para nossa inspiração. As cores representam muito bem o clube que também é paixão, é força é ação e tradição.
3) O clube impõe algum tipo de restrição ou orientação para a criação das camisas?
Com certeza, o clube assim como a maioria dos clubes Brasileiros tem a questão da superstição e da tradição, então desde o início dos desenhos até o modelo final que vai entrar em campo, o clube participa ativamente, eles se reúnem internamente para votar em conselho, palpitam, pedem alterações e mais de uma opção chega a ser prototipado para se ter o veredito final.
4) A camisa laranja é certamente uma das mais inusitadas na relação Atlético/Umbro. De onde surgiu a ideia?
Essa camisa foi criada a partir de uma solicitação que partiu do clube.
5) E o conceito da Black Edition?
Normalmente a Umbro idealiza e apresenta alguns projetos de camisas com determinadas temáticas, e oferecemos ao clube que opta por aceitar ou não, nesse caso houve a oportunidade e o clube manifestou o desejo de desenvolver a camisa Black Edition.
6) Vocês têm alguma camisa “preferida” na história da parceria?
Nesses 20 anos são muitas camisas que gostamos muito. Mas para escolher apenas uma seria a versão de 1997 que foi a primeira camisa que desenvolvemos com a marca Umbro que foi o início dessa longa parceria ou camisa oficial 3 de 2014 lançada em comemoração aos 90 anos do clube e foi eleita uma das mais bonitas daquele ano.
7) A Umbro já prepara uma nova camisa 1 para o Atlético?
Sim, já existe um modelo aprovado pelo clube e que em breve será apresentado.
8) Como é o processo de criação, desde o rascunho até a venda nas lojas?
É feita uma pesquisa geral, tanto de materiais e tendências quanto de camisas utilizadas ao longo da história do clube e a ocasião ou contexto histórico que esses modelos foram utilizados. Uma vez com todas essas informações alinhamos também ao direcionamento da Umbro Internacional pois precisamos manter a unidade da marca.
Desenhamos e montamos todas as propostas e apresentamos os primeiros desenhos, mostrando todo o conceito de criação e inspiração ao clube que por sua vez escolhem as opções que mais agradam e devem ser prototipadas, nesse momento o clube pode solicitar alterações ou até mesmo novas propostas.
Uma vez os modelos escolhidos (pode ser mais de uma opção) são solicitadas as amostras físicas das camisas, e novamente se apresenta ao clube.
Nessa etapa normalmente são aprovados os modelos, mas em alguns casos podem ser solicitadas novas amostras.
Uma vez aprovada a camisa, é feita toda a adequação fabril para viabilizar o modelo, são procedimentos internos da fábrica que envolve tempo, metodologias e envolve diversos profissionais para otimizar a linha de produção e garantir que o produto chegue com qualidade até o consumidor final.
Na sequência são desenvolvidas todos os procedimentos de planejamento, mídia, marketing, comunicação interna e comercial até o momento da apresentação da camisa. Todos esses detalhes são constantemente discutidos e acertados com o clube.
É um processo que demanda tempo e a reunião de diversos profissionais, a camisa que é lançada hoje teve seus primeiros rascunhos 1 ano antes, mas não confeccionamos apenas uma camisa, se trata de toda uma coleção composta de diversos produtos.
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