A consultoria BDO Brazil publicou nesta quarta-feira (27) um estudo sobre o valor de marcas de 40 clubes brasileiros. No ranking, estão Atlético, Coritiba, Paraná e Londrina, os representantes do estado na primeira e segunda divisão do Nacional.
A análise da consultoria leva em consideração 40 indicadores diversos. E três pontos sintetizam a análise: mercado (onde está inserido), torcida (consumidores) e receita (tudo que consegue reverter com a exposição da marca).
Veja o posicionamento geral:
O Atlético é o melhor colocado entre os quatro, na 13ª posição. A marca do Furacão, de acordo com o estudo da BDO, vale R$ 162,1 milhões. O Rubro-Negro manteve a posição do ano anterior, mas a avaliação era melhor: R$ 165 milhões.
A análise divide a força da marca do Rubro-Negro da seguinte forma. Torcida corresponde a 30% do total, mercado 24% e as receitas 46%.
O Coritiba, por sua vez, ocupa a 14ª posição, a mesma dos outros dois anos anteriores, com valor de marca de R$ 136,1 milhões. O Coxa, entretanto, teve uma queda acentuada na comparação com o ano passado, quando foi avaliado em R$ 159 milhões.
A análise divide a força da marca do Alviverde da seguinte maneira. Torcida corresponde a 46% do total, mercado 26% e as receitas 28%.
O Paraná aparece na 33ª colocação entre os 40 clubes avaliados pela BDO, com valor de marca de R$ 13,4 milhões. Também teve uma queda na comparação com 2016, quando obteve avaliação de R$ 13,4 milhões.
O estudo divide a força da marca do Paraná da seguinte maneira. Torcida corresponde a 56% do total, mercado 26% e as receitas 18%.
Por fim, o Londrina ocupa a 40ª posição entre os 40 clubes. O Tubarão ganhou avaliação de marca de R$ 4,8 milhões. Crescimento notável na comparação com o ano anterior, quando o time do interior apareceu com R$ 3,6 milhões.
O estudo divide a força da marca do Tubarão da seguinte maneira. Torcida corresponde a 32% do total, mercado 39% e as receitas 29%.
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