Esses garotos, com a bela e carismática vocalista Uyara Torrente a frente tem na minha opinião, uma das melhores performances de palco da atualidade. Uma mistura perfeita de música e poesia. Resultado de beleza e simplicidade que contagia o público, fazendo sua legião de fãs cantarem junto do início ao fim do espetáculo.
Uyara, que também possui uma sólida carreira de atriz, é daquelas cantoras que crescem no palco e consegue transferir para a música todo sua força interpretativa, fazendo com que cada canção seja uma entrega.
Vamos a agenda:
Quarta-feira, 14/12
Os Encantados (Teatro Paiol) – Resgatando as raízes da música afro-brasileira, o quinteto curitibano se apresenta no Teatro Paiol, às 20h, com o show “Canto dos Orixás”. Formado por Luis Carlos Novaes, Leandro Novaes, Leonardo Novaes, Maycon Vieira, Lucas Miranda e Fabiano Silveira “Tziu”, Os Encantados trazem ao público a oportunidade de ouvir sambas de roda e de terreiro, embalados por sons de atabaques mesclados à arranjos de cavaquinho e violão de sete cordas, entre outros elementos musicais capazes de “encantar” os apreciadores do caldeirão musical brasileiro. Informações: 3213-1340.
Os Encantados
Selma Baptista (Teatro da Caixa Cultural) – Depois de 20 anos de carreira gravando participações em gravações de outros artistas, chegou o momento da cantora Selma Baptista lançar seu aguardado CD. “Choro Encantado” é o primeiro álbum solo de Selma, que ficou conhecida no fim dos anos 80, quando foi a primeira mulher a liderar um trio de jazz na capital paranaense, ao lado de Tiquinhos e Hildebrando Brasil. O show será apresentado no Teatro da Caixa, às 20h, com um repertório de 13 canções. As músicas de “Choro Encantado” foram gravadas com arranjos de grandes instrumentistas locais, como André Prodóssimo, Daniel Migliavacca e Julião Boêmio. O destaque fica para “Choro Suicida”, que traz a inconfundível voz de Ali Chaim, lendário locutor de programas policiais de Curitiba. Informações: 2118-5111.
Quinta-feira, 15/12
João Donato (Teatro do Paiol) – O Teatro Paiol será palco do ilustre artista acreano e seu espetáculo “Piano de João Donato”, às 21h. O músico também é aclamado como acordeonista, arranjador, cantor e compositor (criou canções com diversos nomes famosos da música brasileira, como por exemplo, Gilberto Gil em “A Paz”). Donato é reconhecido como o precursor da batida da Bossa Nova e, segundo Nelson Motta, é o grande responsável pela renovação da música brasileira. Seu trabalho é tão refinado que chegou a ser descrito como “batida donatiana”. O show é dividido em dois momentos. No primeiro, Donato conta as histórias de suas músicas numa conversa informal em forma de Talk Show, conduzida por Antônio Carlos Miguel, jornalista e crítico musical. Depois sobem ao palco Robertinho Silva e Luiz Alves, grandes instrumentistas brasileiros e amigos do pianista, para interpretarem sucessos de sua carreira. Seus trabalhos mais conhecidos pelo público são as músicas “Amazonas”, “Lugar Comum”, “Simples Carinho”, “Até Quem Sabe” e “Nasci Para Bailar”. Já entre as parcerias mais famosas estão as com Tom Jobim, João Gilberto, Roberto Menescal, Bud Shank, Marcos Valle, Norman Gimbel, Carlos Lyra, Mongo Santamaria, Gal Costa, Caetano Veloso e Cazuza, entre outras. Informações: 3213-1340.
Varal do Wando (Sheridan’s Irish Pub) – Nesta quinta-feira, os sucessos dos anos 80 estão de volta no Sheridan’s. Às 22h, o músico Handerson Banks interpreta diversos hits da música brasileira na terceira edição do seu projeto “Varal do Wando”. Intitulada “Adeus 2016”, a apresentação contará com as participações especiais de grandes músicos paranaenses: Zé Rodrigo, Miro Penna (Legião Urbana Cover Curitiba), Thaís Lopes (Nega Fulô) e Allan Yokohama (Yokohama Café), entre outros. A casa abre às 19h, e até às 21h mulheres não pagam entrada. Informações: 3343-7779.
Handerson Banks
Pagan John (Crossroads) – A banda que alcançou a fama depois de participar do programa global Superstar, vem ao palco do Cross com a turnê “Inesperado”. O novo disco de trabalho foi gravado na Europa e contou com a participação do baterista Victor Indrizzo, (que já tocou ao lado de Chris Cornell, Beck, Macy Gray, e Alanis Morissette) e do baixista Jonathan Ahrens (que trabalhou com Jason Mraz). Atualmente o Pagan John é considerado a grande promessa do Folk Pop brasileiro. O show de abertura será com a dupla de Folk Rock curitibano Folkin Dads, formada por Felipe Zoio e Gustavo Ortigara. O Cross abre as portas às 21h. Informações: 3243-3711.
Projeto Chumbo (Teatro José Maria Santos) – A dupla de irmãos curitibanos, Flávia e Paulo Plombon, apresenta o show “Era Isso Desde o Início”, às 20h, no Zé Maria Santos. O espetáculo será beneficente e toda a renda líquida será doada à PFIF – Pequena Família de Irmãos Franciscanos. A turnê do Projeto Chumbo já esteve em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, percorrendo mais de 20 cidades. Este ano a dupla de multi-instrumentistas assinou contrato com o conceituado produtor brasileiro Rick Bonadio (Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr e NXZero, entre outros) que lançará o próximo disco do duo pela gravadora Midas Music. O repertório do show conta com 15 músicas, muitos instrumentos e participação de artistas locais, com destaque para Samuel Machado do grupo humorístico Tesão Piá. Informações: 3324-8208.
Sexta-feira, 16/12
A Banda Mais Bonita da Cidade (Teatro Bom Jesus) – Realizando a última apresentação do ano, o grupo curitibano sobe ao Palco do Teatro Bom Jesus, às 20h30. O repertório do show será o mesmo do DVD Ao Vivo no Cine Joia, que conta com músicas dos álbuns “A Banda Mais Bonita da Cidade” (2011) e “O Mais Feliz da Vida” (2013). Além dos trabalhos já conhecidos do público, A Banda Mais Bonita da Cidade também apresentará em primeira mão algumas canções do terceiro disco, que será lançado no primeiro semestre do ano que vem. O teatro abre as portas 20h30. Informações: 2105-4034.
Sepultura (Trésor Eventos) – Uma das maiores bandas de Rock do Brasil desembarca em Curitiba para um grande show em comemoração aos 30 anos de carreira do grupo. Reconhecido internacionalmente, o Sepultura apresentará um repertório para agradar aos fãs de todas as gerações, passando pelos primeiros sucessos até os trabalhos mais recentes. O show desta sexta-feira é o mesmo que deveria ter acontecido em 22 de outubro, na Live Curitiba, mas por motivos operacionais foi transferido para o Trésor Eventos, neste dia 16 de dezembro. Não há necessidade de troca de ingressos para os que compraram ingresso anteriormente. A casa abre às 21h e o show está marcado para começar às 23h59. Informações: 3315-0808.
Conde Baltazar (Teatro do Paiol) – O músico conhecido por seu trabalho no grupo Trambone de Frutas, lança seu primeiro álbum solo no Paiol, às 20h. Com o nome “Lover haus”, o álbum de estreia traz 11 canções que serão tocadas ao vivo pela primeira vez nesta sexta-feira, com a ajuda dos colegas de estrada Marc Olaf (teclas e baixo), Rodrigo Chavez (baixo), João Taborda (bateria) e Lauro Ribeiro (trombone, trompete e flugel), além de outros músicos parceiros como Rodrigo Lemos (guitarra), Marano (baixo), Luis Bourscheidt (bateria) e Igor Amatuzzi (synths). Informações: 3213-1340.
Conde Baltazar
Terra Celta (Sheridan´s) – Em mais uma jornada sonora, as tradições irlandesas unidas ao rock tomam conta do Sheirdan’s Irish Pub nesta sexta. A banda Terra Celta agita a casa com suas músicas próprias, com sonoridades celtas e letras em português. Com mais de dez anos de carreira, o grupo pesquisa a musicalidade de países como Irlanda e Escócia, sem perder o toque brasileiro.
Sábado, 17/12
The Four Horsemen + Crackerjack (Crossroads) – A melhor banda cover do Metallica no Brasil se apresenta neste sábado, no Cross. O quarteto paulistano The Four Horsemen está há 14 anos conquistando fãs brasileiros de James Hetfield, Jason Newsted, Kirk Hammett e Lars Ulrich por tentar recriar ao máximo o trabalho do Metallica e tocar clássicos de todas as fases do famoso grupo de Heavy Metal. A noite também terá show da banda de pop/rock Crackerjack. O Cross abre às 21h. Informações: 3243-3711.
The Four Horsemen
Só Track Boa (Pedreira Paulo Leminski) – Neste sábado a Pedreira será tomada pela música eletrônica, à partir das 22h. As pickups serão comandadas pelos DJ’s Bry Ortega, Tapesh, Chemical Surf, Vintage Culture e Fatnotronic na festa de fim de ano do núcleo Só Track Boa, que busca promover as novidades da música eletrônica nos palcos brasileiros. Informações: 3354-4482.
Boogarins + Trombone de Frutas + Disco Veneno (Arnica Cultural) – À partir das 15h, a banda goiana de Rock Psicodélico Boogarins abre a tarde de shows do Arnica Cultural. O quarteto já se apresentou no Rock in Rio Lisboa e em quatro anos já lançou dois discos e um EP. Na sequência é a vez dos paranaenses do Trombone de Frutas. Sucesso na cena musical do estado, o sexteto já tocou com Jards Macalé e Di Melo, respeitados artistas da música brasileira. Encerrando o dia, a dupla Disco Veneno. Os dois DJ’S Lucas Nonose & Matheus Reinert prometem animar o público com do melhor da música brasileira, funk, soul, disco music. Além das apresentações, também haverá bazar de discos e livros, brechó de roupas e venda de objetos artísticos. Informações: 9225.2740.
Egypsio (Citra Bar) – O vocalista da banda Tijuana é a atração do show que abre a programação especial de aniversário da casa, que comemora sete anos. Ele se apresenta junto com a banda curitibana Fábrica Rock. Egypsio atua no grupo Tijuana desde a formação, em 1999. Logo no primeiro álbum, “Ilegal”, o grupo conquistou disco de ouro, vendendo mais de 150 mil cópias. Sucessos como “Tropa de Elite”, que virou trilha sonora do filme, “Pula” e “Que Ves” marcaram a carreira da banda. Fábrica Rock continua a programação com versões de pop rock. A casa abre às 18h, show a partir das 22h. Reservas e informações: (41) 3328-7668. www.citrabar.com.br
Domingo, 18/12
Gripe Forte (Portão Cultural) – Depois de excursionar em shows pela Europa, os consagrados roqueiros do Gripe Forte retornam a Curitiba para o lançamento do seu DVD ao vivo, em duas apresentações no Auditório Antônio Carlos Kraide, do Portão Cultural. Os shows serão às 17h e 20 horas, ambos com duração de 1h30 e entrada gratuita. Além das canções do DVD, os músicos Fábio Elias, Oneide Diedrich, Giovanni Caruso e Ivan Rodrigues tocarão alguns trabalhos das bandas Relespública, Pelebroi Não Sei, Faichecleres e Blindagem, grupos de origem dos quatro integrantes. Informações: 3229-4482.
Nomade Orquestra (Arnica Cultural) – Carregado de influências do funk, jazz, dub, rock, afro beat, hip-hop, ethiogrooves, o grupo paulista traz à Curitiba um show dançante para encerrar o domingo com muito alto-astral. Formada há quatro anos, a Nomade Orquestra realiza um trabalho autoral misturando elementos de diversos gêneros musicais, criando um som original e sofisticado. A apresentação acontece às 19h, no Arnica Cultural. A casa estará aberta a partir das 16h. Informações: 9225.2740.
Nomade Orquestra
Contato do Blog : musicaurbana@icloud.com
Facebook :
Música Urbana – https://www.facebook.com/blogmusicaurbana/?ref=page_internal
César Brecailo – https://www.facebook.com/profile.php?id=592514283&fref=ts
Instagram: César Brecailo
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS