Uma banda autoral com grandes sonhos e foco suficiente para realiza-los. Talvez, com essa frase, eu consiga sintetizar o caminho que vem trilhando esse grupo de rock curitibano. Criado no ano de 2010, mais pelo acaso e sorte do que pela vontade dos componentes, a Splippleman juntou músicos conhecidos da cena local. Fazendo parte da banda estão: Emanuel Moon (bateria Relespública), Ricardo Bastos (baixo Relespública), Fábio Serpe (guitarra ex-Supertônica), Sérgio Justem (teclados Denorex) e Lincoln Fabricio (voz e violão), que tem uma bem sucedida carreira de médico dermatologista, mas se aventura com muita qualidade pelos palcos da cidade. Lincoln também é o principal compositor do grupo, e curiosamente só compõe em inglês – todas as músicas da banda são gravadas nesta língua.
O primeiro disco da banda já demonstrava que eles nāo estavam de brincadeira. O álbum foi gravado no lendário estúdio 2 do Abbey Road Studios em Londres, simplesmente no mesmo lugar onde gravaram Pink Floyd, Elton John, Oasis e principalmente onde os Beatles gravaram alguns de seus clássicos. O disco chamado de “Welcome to the Magic Room – Splippleman at Abbey Road” traz uma forte influência da música inglesa dos anos 60, mas sempre com uma dinâmica atual (o nome do disco vem da saudação de boas vindas que receberam ao entrar no estúdio pela primeira vez). Algumas inspirações do grupo sāo facilmente identificadas e vāo de Beatles a The Who, mas nem tudo é tāo óbvio no resultado final: eles conseguem imprimir uma identidade prória o que torna o som diferenciado e bom o bastante para merecer atençāo especial.
Como se toda essa experiência em Londres já nāo bastasse, para o segundo disco eles foram tāo arrojados quanto no primeiro, com a diferença que mudaram de continente para gravaçāo, mas sem perder o lado lúdico e a qualidade do estúdio escolhido. Dessa vez, eles foram gravar no Sunset Sound, em Los Angeles, por onde já passaram The Doors, Led Zeppelin e Beach Boys. E, para finalizar sua estadia em Los Angeles, realizaram mais um sonho de qualquer músico, tocaram no histórico Whisky a Go Go de Hollywood.
Estou curioso para ver se o sol e o clima descontraído da Califórnia influenciou de alguma maneira o som da banda nesse novo trabalho, que deve ser lançado até a metade desse ano.
Para quem, como eu, ficou querendo conhecer um pouco mais sobre essa banda que foge dos caminhos tradicionais (só conheço pelo CD, nunca os vi ao vivo) eles se apresentarāo no Jokers Pub no dia 18 de Março (o show começa as 22 horas).
O Jokers Pub é, para mim, um dos melhores pubs/bares da cidade, um lugar com “alma” e vocaçāo para música ao vivo. Assistir a Splippleman no Jokers é um ótimo motivo para ir a um lugar que, por si só, já é um excelente programa.
Contatos do blog:
musicaurbana@icloud.com
https://www.facebook.com/musicaurbanablog/?fref=ts
https://www.facebook.com/profile.php?id=592514283&fref=ts