Sempre quis fazer uma road trip daquelas de filme, por onde se passa por infortúnios, mas que nas películas acabam tudo bem. No meu caso, só saberei o fim dessa hsitória no final, com o Brasil campeão.
Saímos de Joburg com um micro carro e um GPS que nenhum dos 4 (eu Marciio, Serginho e Diego, meus melhores amigos há uma semana) ocupantes sabia manusear muito bem (erro 1). Paramos em Witbank uma pequena cidade ao redor de Joburg para perguntar a direção. Ao selecionarmos no GPS escolhemos uma rota sem rodovias pedagiadas (erro 2).
Fomos por paisagens lindas e estradas aceitáveis para um país em desenvolvimento. Até que no meio de uma plantação de feno a estrada mudou de aceitável para horrível. Acertei vários buracos, que em determinados momentos eram tão grande que se podia passar marcha dentro deles. Em um desses buracos, furei dois pneus de uma vez.
Eu e Marcilio pegamos carona com um rapaz que passava. Serginho e Diego ficaram cuidando do carro. O viajante nos levou a uma borracharia, uns 20 Km distante mais ou menos, e voltou para nos deixar como se estivesse em um Rally. Pneus e carro prontos continuarmos até que cerca de 2h depois outro condutor escorregou numa falha da pista e estourou os 2 pneus, dessa vez do lado esquerdo. No meio do nada e a noite, avistamos uma casa que era um bar de beira de estrada (já contei em outro tópico).
Numa cidade próxima arrumamos os pneus e fomos um resort meia boca, mas que naquele momento foi tudo o que precisávamos. No outro dia fomos a Nelspruit (uma das sedes da Copa) e terminamos o conserto em uma loja grande. Ficamos amigos de todos os rapazes da borracharia e fizeram festa com o fato de torcerem agora para os Samba Boys (apelido dos brasileiros).
Tudo pronto e rumamos para nossa dica no Kruguer… um Hostel que era longe da entrada, caro e que não tinha água quente. Passeamos no parque e na hora de voltar resolvemos trocar de hostel para um mais em conta e mais perto. Ótima escolha, com ótimo jantar e vinho de boa qualidade.
Levantamos as 5hs para ir ao Kruger. Ótimo passeio.
Hora de partir para Durban (Brasil x Portugal, na sexta), afinal tem Copa do Mundo. Cerca de 800 km longe do parque (desta vez com pedágio). Para nossa surpresa o GPS um pouco mais domado não nos avisa que temos que passar por Swatzlandia, um reino minúsculo no meio da África do Sul. Só ali foram 40 minutos de alfândega para entrar e sair desse microreino, além de 200 km em estradas pouco sinalizadas. Voltamos para o último trecho de 300 km na autopista da África do Sul (um espetáculo) e paramos para abastecer e ver o primeiro tempo de Alemanha x Gana num bar de hotel.
Depois de 20 horas acordados sendo destas 17h no carro, chegamos a Durban querendo nada mais que banho e descanso.