Toda vez que examino os jornais em busca de material de apoio às minhas aulas fico muito satisfeita, porque há sempre fartura informativa. Hoje, por exemplo, encontrei pontos de referências muito bons e na consulta sistemática que faço às edições anteriores a coleta costuma ser espetacular – e não me canso de reconhecer o quanto ler jornais faz a diferença na vida de quem deseja ficar antenado com as notícias, além, é claro, formar opiniões sobre assuntos diversos.
Logo mais encontrarei com um grupo de alunos e hoje treinaremos a leitura das tirinhas, charges e dos cartuns, mas também lhes advertirei do necessário reconhecimento da intertextualidade presente nas ilustrações jornalísticas , nas citações autorais, excertos destacados e alusões engenhosas com base na semântica ou referências múltiplas às informações contidas no noticiário ou legados da cultura ! – sempre constantes nas provas do colégio ou nos vestibulares concorridos. Quem está desinformado não consegue render muito ao examinar uma charge ou uma tirinha, sobretudo quando aludem aos problemas contemporâneos ou emprestam enfoque acirrado ao cenário político.
Experimente analisar, por exemplo, o quadrinho do Pancho? Observe que ele usa palavras como iscas informativas; se o leitor não está “por dentro” do assunto…
Examine agora a charge do Tiago Recchia, publicada da Gazeta do Povo( 13 /10 /2008). Sem atentar à crise econômica dos últimos dias o vestibulando não poderá traduzir com exatidão o que vê no desenho; é preciso manter o olhar bem apurado no noticiário, caso contrário ficará limitado às descrições sustentadas em palpites, o que não lhe dará análise segura. Ler e compreender os temas presentes nos editoriais, nas charges e colunas de opinião faz a diferença; eu garanto.
O cartunista Benett não deixa por menos; divirta-se com a tirinha, mas perceba as alusões que ele faz à ironia e ao conhecido programa educacional brasileiro que ainda passa na tevê.
A intertextualidade presente nos textos variados encontrados nos jornais mais parece uma laçada certeira; vai aqui e ali puxando a linha do entendimento – e ao final do trabalho ganhamos todos. O autor? Por ter compartilhado suas leituras e referências. O leitor? Pela conexão informativa que faz com as idéias dispostas. O jornal ? Pela possibilidade de informar, orientar , divertir e qualificar leitores.
Sugestão de escrita
Traduza as ilustrações presentes na postagem de hoje; mencione a autoria, busque a idéia principal e associe às secundárias, além de lhes destacar o tema. Não ultrapasse as seis linhas e mantenha objetividade e capricho no vocabulário.
Até a próxima!