A pouco dias da prova de Redação da UFPR não posso deixar de advertir aos candidatos que reexaminem a estrutura dos modelos de textos comumente presentes nos vestibulares concorridos. Ontem, por exemplo, segundo depoimentos de alguns participantes, além de uma continuidade de texto o estudante precisou escrever um texto argumentativo, na prova de Redação da UTFPR. Mais tarde trarei outros detalhes sobre a prova e depoimentos dos participantes.
Colegas professores, desde a semana passada, apostam em assuntos para a segunda fase da federal; confira na reportagem de Marcela Campos, do Caderno Vestibular, encartado na Gazeta; a edição de hoje oferece aos leitores um Simuladão; não deixe de examiná-lo .
Leitura & Escrita
Quem leu bastante sobre temas variados e exercitou a diversidade dos modelos textuais está preparado certamente – e você, sabe elaborar, por exemplo, uma carta, uma transposição lingüística, um resumo, uma análise de texto poético, um infográfico, uma tirinha, uma charge ou uma dissertação, entre outros modelos comumente presentes nos vestibulares concoridos?
Na mira dos objetivos da correção
Saiba, meu prezado leitor, que a correção de texto atenta prioritariamente a uma trinca de objetivos: conferir a adequação à proposta, à estrutura do texto e aos recursos textuais utilizados. Negligenciá-los é ficar vulnerável diante de uma correção rigorosa. No caso da continuidade de texto, por exemplo, é preciso manter todos os elementos informativos e uma sintonia com o nível da linguagem utilizado anteriormente. A palavra de ordem nesse modelo de texto é seqüenciar.
O estabelecimento de sentido ao que se escreve
Estabelecer sentido ao que se escreve é fundamental- e não ignorar os mecanismos textuais para alcançar a devida coerência/ coesão exige reflexão, noção de estrutura e capacidade objetiva na exposição das idéias. Você está preparado para estes desafios classificatórios?
Quer exercitar hoje a continuidade de texto?
1- Leia o excerto abaixo e elabore um parágrafo, de até 8 linhas, oferecendo-lhe uma continuação. Lembre-se: continuar um texto incluirá uma percepção integral das informações contidas no texto precedente.
” Há quanto tempo você não manda um bom e-mail? Responder uma corrente ou mandar um trabalho de grupo para um colega não vale. Estamos falando dos e-mails de verdade. Aqueles de amor ou amizade que começam com ” querido fulano” na primeira linha e terminam com o seu nome embaixo, escrito depois de alguma expressão estlo ” love you”. Ou ” do seu eterno”. Algo assim. Nem que seja um “estimo melhoras”.
Já tinhamos lamentado a morte das cartas, aquelas escritas em papéis e mandadas em envelopes. Cartas que andavam por dias a fios nas bolsas dos carteiros, misturadas a 1.001 declarações de amor, de afeto, de dramas e de brigas. Os carteiros, coitados, agora só entregam conta para pagar e santinohs de políticos. E agora, percebemos que os e-mails também estão morrendo.Quer dizer, na verdade eles já morreraam e não foram enterrados.
É tanto SMS, MSN, Twitter, Orkut e Facebook nesta vida, que somos capazes de viver um romance inteiro sem trocar ao menos um e-mail com o nosso pretendente.”
(A morte do e-mail – http://02neuronio.blog.uol.com.br FSP, Folhateen, 25 de agosto de 2008 )
2- O cartunista Tiago Recchia é o autor da ilustração; examine-a atentamente; limite-se a um texto de 5 linhas e dê continuidade ao diálogo entre os conhecidos personagens do cenário político.
Até a próxima!
Observação: se estiver interessado em rever comigo os modelos de textos ainda dará tempo; reservas: ( 41 ) 96072180/84148553 ou casadalinguagem@uol.com.br
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