| Foto:

Você já observou como de uns tempos para cá a infografia passou a ocupar um lugar privilegiado nos jornais e revistas? Ela também aparece como ferramenta preciosa nos textos acadêmicos e marca presença anual nos vestibulares concorridos e demais concursos, portanto, fique atento a essa representação visual costumeiramente farta de informações objetivas sobre um determinado tema.

CARREGANDO :)

Essa modalidade de texto chegou para ficar; não duvide. Tenho acompanhado nas chamadas feitas pelos classificados de emprego às funções de um profissional, o infografista. Um campo de trabalho novo e interessante aos que têm habilidades específicas para esse tipo de composição textual – e, aqui entre nós, são os infográficos que animam a leitura de muitas informações centradas em textos mais ou menos longos; eles estabelecem a conexão temática e apontam a análise objetiva, em autoexplicação do que está contido nas reportagens de maior densidade e extensão.

Publicidade

Adoro avistar infográficos com icones variados e costumo recortá-los dos jornais e revistas para que sirvam de apoio às aulas nas quais a infografia reina soberanamente em um dos meus Encontros Marcados com a Redação.

Icones diversos, tais como mapas, figuras humanas ou produtos, dados numéricos, discos em formato de pizza ou colunas coloridas e outros atrativos visuais fazem um grande favor à disseminação da leitura na infografia, pois fisgam o leitor com os seus atrativos dinâmicos centrados na objetividade informativa. Crianças e jovens adentram à leitura quando o chamariz, concertado pelos atrativos da infografia lhes enche os olhos costumeiramente curiosos, em busca das novidades gráficas ou animações interativas.

Na prática acadêmica – Hoje durante grande parte da manhã trabalhei na revisão de um projeto de monografia e saiba, caro leitor, que a inserção de infográficos estava na lista dos apoios visuais ao texto acadêmico, o que mostra claramente o quanto esse tipo de colaboração arregimenta qualidade e auxílio aos demais textos, não exclusivamente jornalísticos, mas também no interior dos livros didáticos ou quaisquer produções amparadas pelos atrativos decorrentes da infografia.

Só para lembrar – se você fizer uma leitura vertical das postagens verá que muitos modelos de textos que fazem parte da variada tipologia presente nos vestibulares já apareceram aqui, inclusive os infográficos. Quer uma amostra? Clique aqui para ver orientações para elaborar um resumo e quem tiver tempo e disposição basta passear pelas páginas numa viagem pelas postagens anteriores.

Para analisar infográficos, prezado leitor, sugiro os seguintes procedimentos:

Publicidade

> Identifique o tema( geralmente presente no título da infografia).

> Anote os dados da fonte( quem forneceu os informes, quem infografou e quando).

> Cruze as informações, tanto no sentido vertical quanto no horizontal.

> Estabeleça prioridade à informação principal, assim como as articulações entre mais e menos indicados pelos dados numéricos.

> Busque apoio nas expressões verbais tais como: apontar, anunciar, demonstrar, ressaltar e suas variações, entre outras, para articula objetivamente o que sugerem os dados da infografia.

Publicidade

Atenção redobrada: nas questões dos vestibulares é preciso ficar atento ao enunciado da proposta: se ela pede apenas para descrever os dados( então é para fazer apenas um resumo objetivo do que vê mantendo fidelidade às informações) ou se, além da análise descritiva, solicita a expressão da opinião do candidato, muito cuidado( atente à proposta 2 oferecida abaixo); quem costuma ler apressadamente o comando das questões nas provas corre o risco de confundir os objetivos da redação solicitada.

Quer treinar a redação que analisa os infográficos? Hoje encontrei na Gazeta ótimos exemplos que auxiliarão aos leitores, tanto na leitura descontraída em casa, quanto nas atividades dentro das salas de aula – e meu colega professor de redação no colégio, no cursinho ou até mesmo nos edublogs poderá avivar e redimensionar as orientações acima dispostas.

Proposta 1 – Faça uma descrição objetiva do infográfico que auxilia a reportagem 63 % dos jovens trabalham sem concluir o ensino médio(GP, 10 de outubro) e comprove através de argumentos as razões que justifiquem a afirmação de que o Avanço foi significativo em dez anos, mas a meta da universalização ainda deve levar 30 anos para ser atingida; limite-se a 15 linhas, caso utilize-se da folha de redação ou duas caixinhas no espaço destinado aos comentários do leitor.

Proposta 2 – Leia o excerto abaixo, considere o infográfico Nova Engorda, a fotografia abaixo e as suas experiências como visitante ou morador no local para elaborar um texto argumentativo, cujo título inclua argumentos que justifiquem os esforços ambientais para devolver qualidade à orla em Matinhos, na costa atlântica paranaense; limite-se a 18 linhas ou duas caixinhas destinadas aos comentários.

Publicidade

“Uma terceira alternativa para engordar artificialmente a faixa de areia na orla de Matinhos, no litoral do Paraná, surgiu durante a ela­­boração do projeto e tem se mostrado a mais viável, por enquanto: buscar 1,3 milhão de metros cúbicos de areia em alto-mar. A região conhecida como “plataforma interna”, distante de 6 a 8 km da costa, forneceria a areia necessária para aumentar a faixa de praia em 50 metros numa extensão de 13 km, de Caiobá, ao lado do Morro do Boi, ao balneário Flórida. Isso porque a plataforma está fora do sistema de transporte de sedimentos costeiros, ou seja, não sofre interferência de movimentação das marés. A areia não é contaminada e pode ser usada na praia.”
(Praia de Matinhos terá areia do alto-mar,Heliberto Cesca, GP, 10 / 10/2009)

Tenha um ótimo final de semana eté a próxima!