| Foto:

Eu gosto, você gosta e nós gostamos do frio, mas quando estamos bem protegidos para recebê-lo, não é mesmo? As baixas temperaturas não combinam com pouca roupa, desabrigo e alimentação fraca em calorias, mas será que todos estão confortáveis diante desse frrrrrrio. Fiz a foto que ilustra a postagem um pouco antes do almoço e logo voltei para casa, porque a sensação de frio vivida na rua é, sinceramente, desconfortável, ainda mais para quem ainda convalesce de uma forte gripe.

CARREGANDO :)

Ontem à noite e durante toda a manhã de hoje o frio aqui em Curitiba e região não deu mole; estou com as mãos geladas, embora dentro de casa e protegida, abrigada e com as roupas adequadas, mas quantos estarão sofrendo com a queda da temperatura? A reportagem Massa de ar polar deixa temperaturas baixas até o fim de semana no PR , de Célio Yano ajudará a estabelecer um retrato fiel da situação.

Publicidade

As variações climáticas e as suas consequências na vida nacional – Aqui no sul agora vivemos o frio intenso; no norte e nordeste os resultados entristecedores dos alagamentos, em decorrências das fortes chuvas que ainda exigem atenção, cuidados e soluções, assim como as providências para atender às vitimas do desabamento da barragem, no Piauí. Sempre é tempo de solidariedade, prezado leitor. Penso que na família e na escola as lições de solidariedade devem ganhar maior espaço, à revelia da indiferença aos menos favorecidos e aos egocentrismos virulentos que são disseminados em agrupamentos hostis, espalhados em todos os lugares. Não se aprende a ler criticamente os fatos da vida nacional se a educação à sensibilidade não é empreendida desde os primeiros anos de vida de uma criança e também na efervescência juvenil. Solidariedade é aprendizado e Ordem e Progresso devem significar igualmente o atendimento das necessidades básicas de todos. A educação de qualidade, o trabalho garantido, a moradia saudável, o lazer concedido, a saúde mantida, a segurança ilimitada e as emoções entendidas fazem a vida de todos os brasileiros bem melhor.

Dicas de leitura

>Não sei se o leitor já examinou as reportagens Um ‘chega pra lá’ no frio e Nossos hospitais estão prontos? de Jeniffer Koppe ; ótimas dicas; não perca. Estão na Gazeta de hoje.

Quer treinar a escrita?

Proposta 1 – Redija uma chamada geral à população para que participe das campanhas de agasalho, ofertas do primeiro emprego ou solidariedade às vítimas das enchentes.

Publicidade

Proposta 2 – Você conhece um lugar que coleta contribuições aos desabrigados pelo frio? Indique local e endereço para que outras pessoas participem e expressem solidariedade para com as vítimas das baixas temperaturas.

Proposta 3– Escrever dissertações é uma das exigências nos vestibulares; elabore um texto dissertativo sobre AÇÕES SOLIDÁRIAS NO BRASIL e mostre que conhece profundamente o assunto. Utilize-se de exemplos, mencione situações que demandaram a solidariedade nacional para vencer os problemas. Lembre-se: dissertações são textos que exigem, além do conhecimento temático, a lucidez expositiva e gabaritado uso dos recursos textuais.

Até a próxima!