No domingo e na segunda-feira conversei com alguns candidatos aos vestibulares da UTFPR e também da UFPR, além de inúmeros aprovados na PUC-PR e UNICEMP – e com a câmera do meu celularzinho fiz algumas imagens, aqui reproduzidas. A pergunta básica foi: o que desejam, afinal, quando escolhem uma universidade para estudar?
E você, prezado leitor, estudante, vestibulando, universitário ou profissional na ativa? Quais os motivos da sua escolha?
>O Rodrigo, de 18 anos, quer uma vaga em Engenharia da Computação; ele é candidato da UTFPR. Declarou manter uma identificação com o curso e está a fim de melhores possibilidades de acesso ao mercado de trabalho.
> A Rosângela, 17 anos, quer uma vaga em Letras; egressa de um colégio estadual ela deseja continuar estudando em escola pública.
> Lívia, Emilin e Ramon, todos com 17 anos, desejam estudar Letras na UTFPR; Hanann, 17, quer Design de Produto em universidade pública que ofereça melhores possibilidades no mercado de trabalho.
> Natasha, de 19 anos, minha aluna de redação, quer Engenharia Florestal, na UFPR. Gosta de Biologia e Matemática e confia encontrar boas possibilidades no curso e do mercado de trabalho.
> Vitória, de 17 anos, também uma das minhas alunas, é candidata ao curso de Psicologia, na UFPR; quer melhor qualificação acadêmica e oportunidade de trabalho imediato.
E você , prezado leitor, candidato a uma das vagas das universidades públicas do Paraná, qual o fator determinante da escolha do curso pretendido? Qual o fator prioritário na sua escolha da universidade para estudar?
Encontrei muitos vestibulandos, aprovados na PUC-PR e na UNICEMP, mas que ainda farão as provas da segunda fase da UFPR. Para eles ” um teste ” de resistência. O curioso é que independente da aprovação estes mesmos candidatos declararam opção de estudos em universidades particulares – você é um desses casos?
Quer treinar a redação?
Aliás, que tal exercitar a elaboração de argumentos? Opinar em textos é uma exigência pontual nas provas de redação. Ontem, por exemplo, o meu colega de portal, o jornalista André Gonçalves , do blog Conexão Brasília, escreveu um ótimo texto argumentativo. Leia o excerto abaixo e, se puder, examine o texto integral aqui. Analise com vagar as estratégias utilizadas pelo jornalista e enumere-as, explicando como obter melhores resultados com o emprego da exemplificação, da enumeração de motivos e da comparação.
” Governo, tragédias e cascas de banana
Tragédias são como cascas de banana para governantes. O passo em falso em um momento de comoção coletiva pode arruinar qualquer gestão, por mais bem avaliada que seja. Na tempestade, parecer insensível ou lerdo é muito pior do que ser incompetente.
Os exemplos são universais. Em agosto de 2005, primeiro ano do segundo mandato de George W. Bush, o furacão Katrina dizimou Nova Orleans. O fenômeno provocou 1.833 mortes, 200 mil casas ficaram debaixo d’água e 1 milhão de pessoas tiveram de ser evacuadas da região.
A princípio, Bush tratou o problema como uma marolinha. Tarimbado pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, manteve distância, enquanto rivais políticos e artistas se mobilizavam aos montes para socorrer as vítimas. A lentidão e suposto desdém do presidente ajudaram a selar o futuro dos republicanos e fortaleceram o fenômeno Barack Obama.
(…)
No Brasil, as enchentes em Santa Catarina foram a segunda prova de fogo do governo Lula. A primeira foi o acidente com o avião da TAM, em julho do ano passado, que desencadeou meses de caos aéreo. Na época, o presidente foi considerado “frio” ao não confortar pessoalmente as famílias das 187 vítimas. ”
Um fato reincidente entre vestibulandos
Muitos candidatos deixam para treinar a redação em cima da hora; a prova do dia 5 está próxima. Sugiro uma estratégia boa para ficar mais antenado com os possíveis modelos de textos comumente presentes nas provas: pegue uma revista e um jornal e selecione , ao menos dois exemplos de cada tipo de texto, listados abaixo; depois, cole-os em um caderno, leia-os, todos , e estabeleça sentidos entre eles.
Obtenho sucesso com a seleção que faço para os meus alunos de redação. Quer um exemplo? O texto ” O pau e o gato “, do formidável colunista da Gazeta do Povo e da Folha de S.Paulo, o Carlos Heitor Cony, fez parte da prova de redação da UTFPR; confira. O bom disso tudo? Ele foi lido exaustivamente pela maioria dos meus alunos. Tinhamos feito resumos e avaliado as estratégias de argumentação utilizadas pelo autor.
Siga a listinha:
> resumos,
> textos de opinião,
> cartas dos leitores,
> dissertações,
> infográficos,
> charges, tirinhas e cartuns,
> textos poéticos,
> textos publicitários,
> comparações, entre outros.
Até a próxima!
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano