Ontem, depois da conversa que mantive com alguns estudantes descobri que no momento eles têm dois impasses fundamentais para resolver. Quer conhecê-los? Será que são os mesmos que você tem para decidir?
Questão 1 – Resolver as questões do Enem e fazer a redação ou deixá-la de lado?
A equação composta pelas questões do Enem, a redação e o tempo para atendê-las exigem do candidato submetido ao exame uma atitude de gênio ou bom estrategista. Serão muitas questões a exigir leitura atenta, além da composição bem feita de uma redação dissertativa- e tudo muito cronometrado, porque o tempo na hora da prova não será um aliado. Saiba, prezado leitor, que fiquei arrependida de não ter me inscrito nessa maratona, pois queria testemunhar na prática o quanto e o como uma avaliação assim composta pode fazer na vida e nas escolhas de um estudante do ensino médio no Brasil.
Questão 2 – Procurar um curso de redação para revisar a variada tipologia ou confiar no que já treinou?
A movimentação típica dos que atravessam a primeira fase do vestibular da UFPR já aconteceu. Com a notícia oficial de que a lista dos candidatos à segunda fase sairá dia 7 eles estão de olho na melhor maneira de produzir boas redações e buscam orientação para bem elaborá-las, pois sabem que a prova de Compreensão e Produção de Textos é soberanamente importante; eu lamento que muitos procurem esta professora apenas quando a sirene da Gazeta do Povo anuncia que a lista dos candidatos à segunda fase está impressa ou quando alguém de casa avisa pelo celular em meio ao tempo de espera, ali na Praça Carlos Gomes, que “o seu nome está na lista, filho!”
Nos dois casos a saída é evidente.
Marco o X ou faço logo o rascunho da dissertação? – Menos de 4 minutos para resolver as questões de múltipla escolha e mais uma redação relativamente grande não deixam margens a qualquer hesitação: ler atentamente toda a prova e ir marcando as que realmente você tem certeza da resposta; em seguida partir para o rascunho da redação, mas li na Folha de hoje que os cursinhos paulistas aconselham ao estudante deixar de lado a redação do Enem – o que você acha dessa ideia, leitor?
Invisto tempo e dinheiro em um curso de redação? – Eu trabalho com a orientação de leitura e escrita durante o ano todo; sei da importância que a redação tem para a nota final do Enem ou mesmo para a obtenção do passaporte à entrada na universidade federal. Se puder, invista num curso ou reveja as dicas disponíveis neste ou em outro blog, busque apoio de um professor do colégio ou do cursinho, mas não deixe de escanteio a oportunidade de treinar todas as tipologias . É um movimento de vencedor apostar nessa estratégia, embora quase tardia, pois quem planejou bem já está preparado para o grande enfrentamento com os desafios da escrita concatenada.
As mudanças no formato do Enem, os acidentes do percurso dessa implantação e a alteração do calendário, embora com os danos minimizados pelos cursinhos pré-vestibulares e instituições organizadoras dos vestibulares públicos, embaralhou a vida do estudante em 2009. A família, os professores e a comunidade em geral sabem que o vestibulando é um sujeito infelizmente passivo desse quadro; cada um observando as condições de preparo e habilidades já consolidadas deverá bem orientá-lo atentando para as suas reais condições e escolhas previamente indicadas pelo ajuizamento equilibrado. Eu, sinceramente, lamento concluir mais uma vez que o MEC fez uma experimentação educacional, à revelia de tudo e todos, sem pesar as consequências da pressa em levá-las adiante.
Eu oriento e você qualifica mais o seu texto – Caso tenha interesse em uma revisão de todas as tipologias entre em contato comigo ou divulgue a minha direção. No dia 3/12 (quarta-feira) ofereço uma aula de revisão direcionada à redação do Enem e, a partir do dia 7, quando sai a lista da UFPR, iniciarei uma revisão geral de todas as tipologias e acompanharei aos interessados até o dia 11, sexta-feira.
Dor@dicas – Na próximas postagens compartilharei dicas para a composição ideal de todas as tipologias textuais presentes no vestibulares concorridos; acompanhe e participe das edições, afinal esta é a minha praia – e nela eu caminho com confortável familiaridade.
Até a próxima!
> Contatos profissionais: casadalinguagem@uol.com.br
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião