• Carregando...
Entre flores, pedras e articulações certeiras
| Foto:

Hoje, apesar da artrite nos dedos das mãos intensificada pela friagem dos últimos dias em Curitiba, atenderei grupos distintos de alunos e os participantes tomarão contato com dicas para elaborar dois tipos de textos comumente presentes em vestibulares, mas uma leitura vertical das postagens anteriores apontará que esses modelos de textos já foram aqui trabalhados. Clique nos links a seguir, caso tenha interesse em refletir sobre o resumo e a análise de tirinhas.

Para exercitar a escrita sugiro a leitura dos excertos abaixo e o exame das bem-vindas tirinhas do Paixão e do Benett, sem esquecer de considerar as imagens fotojornalísticas do Jonathan Campos e Rodolfo Bührer que aliam costuras informativas extremamente relevantes. Adoro ler informes ainda nas primeiras horas da manhã e selecioná-los para estabelecer este concerto entre textos e imagens e, finalmente, oferecê-lo aos jovens estudantes. Em casa ou na escola qualquer adulto – muito bem acostumado à prazerosa leitura – poderá exercitar essa prática e ajudar a disseminar leituras e intensificar o hábito de ler entre as crianças e os jovens.

Tomara que você observe a presença do material de apoio; veja que ele foi recolhido na edição da Gazeta do Povo de hoje, o que confirma o auxílio inestimável que os impressos jornalisticos podem oferecer à prática da leitura e da escrita. De um único exemplar o colega professor encontra abundância de textos; basta saber ajustá-los às atividades em sala de aula.

Fotos: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Paraná é o 2º maior produtor, atrás do Rio Grande do Sul, que tem 29 mil hectares

Amostra 1 – ” Palmeira – Pela primeira vez no time oficial das culturas de inverno, a canola ganhou área dobrada no Paraná. As apostas tinham crescido 23% ano passado e deram um novo salto – de 107%, para 8,1 mil hectares –, agora que a oleaginosa conta com zoneamento agroclimático, ou seja, pode ser cultivada com crédito oficial e direito a seguro.

Nos últimos dois anos, a expansão foi maior na região que vai de Guarapuava a Pato Branco. Um grupo organizado de produtores do Centro-Sudoeste cultiva 2,2 mil hectares, o dobro da área total de 2006 no estado. A opção ganha espaço mesmo em regiões antes consideradas de risco pela ocorrência de geadas em maio e junho, época do plantio.”

( Leia mais em Canola emplaca no inverno, José Rocher, GP, 25 de agosto)

Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
A estudante Solange Loch usa a lan house para estudar e acessar o Orkut

Amostra 2 – ” A Assembleia Legislativa aprovou ontem, em segunda discussão, o projeto de lei que obriga estabelecimentos como lan houses e cibercafés de todo o Paraná a cadastrarem os clientes que usam a internet e a instalarem câmeras que identifiquem o rosto dos usuários dos computadores. O objetivo do Projeto 53/09 é facilitar a investigação da polícia em crimes cometidos pela internet – como pedofilia, difamação, extorsão, entre outros. Segundo o Núcleo de Combate a Cibercrimes (Nuciber), da Polícia Civil, 30% dos crimes pela internet no estado são cometidos nesses estabelecimentos.”

( Leia mais em Câmera em lan house vai ser obrigatória, Euclides Lucas Garcia, GP, 15 de agosto )

Amostra 3 – Examine a tirinha do Paixão; atente às informações subjecentes e descreva a articulação feita pelo cartunista. Não omita os dados autorais. Sem manter sintonia com as últimas notícias o leitor encontrará entraves à interpretação, o que assegura valor intenso à pratica da leitura do noticiário local, regional e nacional.


Amostra 4 – Referências filosóficas estão na mira da tirinha do Benett. Analisá-las objetivamente estabelece uma radiografia das intenções e articulações feitas pelo autor com relação ao tema. Mostre que sabe reconhecê-las. Elabore uma análise objetiva e não omita dados autorais.


Sem alimentar a escrita com abundância de leitura as tentativas da expressão das ideias não deslancham; é imprescindível ler diariamente e assim arregimentar o estabelecimento de maior sentido ao que se pretende escrever.

Treinar resumos, tadlink href=”http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/namira/?id=889158″ tipo=”l”>analisar tirinhas, redigir textos de opinião ou dissertar sobre temas complexos ou descontraídos exige disciplina, determinação e, sobretudo, a mira no objetivo a ser alcançado. Ao estudante a familiaridade com textos disponibilizados na mídia impressa trará inúmeras vantagens, pois estão infalivelmente presentes nas provas dos vestibulares e testes de seleção em geral.

No mais uma ótima terça-feira a todos; até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]