Uma das mais exitosas atividades da escola de outrora era a ampliação do campo semântico. Para quem não sabe a ampliação do vocabulário estabelece e aprofunda o sentido e as correlações entre as palavras. Em casa ou na escola eu sempre encontrei quem puxasse a cordinha da qualificação e diversidade do vocabulário, por isso gosto muito de organizar glossários temáticos. Há tempos divulguei um específico para as aulas de Redação e o leitor poderá avistar o tema Natal no glossário e filmografia natalinos na postagem de hoje.
O porquê – O objetivo de ampliar o sentido e acepções de uma palavra, expressão ou referência remete certamente ao conhecimento vocabular ativo; segue a sugestão para os professores mais jovens. De olho no calendário ou nos acontecimentos mais recentes a construção de glossários temáticos oferece uma oportunidade excepcionalmente produtiva de escrita em sala de aula. Vale a dica para todas as disciplinas.
Disseminação das palavras – Ninguém é obrigado a conhecer expressões técnicas, mas fico muito agradecida quando encontro um glossário específico ao ler um texto em livro, revista, jornal ou página na internet – e muito do meu aprendizado vocabular advém dessa facilitação, desse cuidado de quem produz e compartilha textos.
Vamos, portanto, ao glossário natalino; você poderá acrescentar outros informes. Participe.
> Festa cristã – Comemoração de um motivo privilegiado no Cristianismo; o Natal e a Páscoa são alguns exemplos.
> Canções de Natal– São inúmeras as canções que aludem ao Natal. Entre as mais conhecidas está Noite Feliz, universalmente cantada na noite de 24 de dezembro, quando se comemora o nascimento de Jesus, simbolo maior da época natalina.
> Presépio– A representação da família cristã, simbolizada e composta por Maria, José, o menino Jesus, além da visualização dos animais, abrigados em um lugar modesto. É um dos ícones natalinos.
> Sinos– instrumentos utilizados para chamar os fiéis aos rituais cristãos; estão presentes no alto das igrejas católicas.
> Guirlanda– Arranjo de flores costumeiramente colocado à entrada das casas durante a época natalina; é uma demonstração de que ali mora uma família cristã.
> Papai Noel – Simbolo da festa em dezembro; muitas vezes sobrepõe a figura do menino Jesus, em razão do forte apelo comercial.
> Cartas com pedidos de presentes – Não há quem ainda não tenha escrito uma; endereçadas ao Papai Noel as cartas, infelizmente, nem sempre podem ser atendidas, mas a solidariedade quando chega aos Correios…
> Presentes– São mimos entregues às crianças ou entre familiares e conhecidos em demonstração de afeto e consideração. Costumam gerar grandes emoções entre os que se presenteiam. O costume fez surgir a brincadeira de amigo secreto disseminada especialmente nos ambientes de trabalho e amizades ligeiras ou profundas. Veja o exemplo ilustrado pelo Vander e seus amigos; aproveite para conhecer o interessante blog desse curitibano.
> Panetone – Espécie de pão doce com frutas cristalizadas; hoje há grande variação de sabor e complementos, a exemplo do que se conhece como chocotone.
> Frutas – A tradição natalina inclui frutas naturais, secas ou cristalizadas. A colonização no Brasil trouxe o costume de incluir as castanhas, as nozes, entre outras como o damasco e figo. Fazem parte da emblemática mesa natalina.
> Ceia – Conjunto de iguarias à disposição da família; concelebra a fartura, o aconchego e reproduz nos lares a alegria pela convivência durante o festejo natalino.
> Afeto– Ingrediente imprescindível nas comemorações natalinas; expresso através dos cumprimentos cordiais, abraços e beijos entre os que se estimam.
> Amigo secreto – Brincadeira disseminada entre familiares, amigos e conhecidos; consiste em trocar presentes com alguém, sem que este conheça quem o presenteará.
> Espírito natalino – Emoção fraterna; sentimento de aproximação, independente da relação afetiva estabelecida. Há um basta momentâneo( minutos, dias, semanas…) na ruptura social e aproximação intensificada entre as pessoas, quando a fraternidade move os gestos, graças ao espírito que preside a festa natalina.
Observação – A leitora Cenilda Santos( veja o 1º comentário) indicou três expressões para o glossário; eu as tinha esquecido…
> Árvore/ pinheiro – A árvore natalina é um símbolo disseminado amplamente; o pinheiro verde representa a vida. Está presente na maioria das casas, praças públicas e shoppings durante o período das festas comemorativas do Natal e Ano Novo.
> Cartões – Costume tradicional; acompanha presentes e veicula os votos de “Boas festas!”; há quem colecione cartões natalinos.
> Velas – Simbolizam a luz permanente na vida das pessoas; na decoração das casas durante o Natal costumam ser de cor vermelha.
FILMOGRAFIA NATALINA – Tenho alguns filmes preferidos para assistir em dezembro; eles despertam e rememoram o velho sentimento de simplicidade, confraternização e alegria comoventes vividos exemplarmente durante os festejos natalinos. A minha pequena lista segue abaixo – e o leitor poderá acrescentar outros itens. Quer colaborar comigo? O quarteto abaixo é para mim muito festejado pelos motivos acima; justifique também as suas indicações.
> A Felicidade não se compra (It’s a Wonderful Life)
>O Milagre na Rua 34 ou De Ilusão Também se Vive (Miracle on 34th Street)
>O Expresso Polar (The Polar Express)
>O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas)
O gosto pessoal, prezado leitor, é um território delicado; há quem goste bastante de nozes, do filme Esqueceram de mim , peru fatiado com farofa, ganhar agenda, receber presentes e não retribui-los, rabanadas, etc., mas justificar os porquês é um aprendizado e a respeitar o gosto alheio outra lição universal.
IDEIAS LEGAIS QUE TEMATIZAM O NATAL ; conhece uma boa referência? Indique-a na caixinha dos comentários. As de hoje seguem abaixo.
>Dê um blog de Natal – O Alessandro Martins repassa a excelente ideia( de 2007) do Júlio Verme; adorei!
>Especial destino – A Sara sabiamente afirma que o Natal é a festa da família.
> Natal solidário – no programa PLUG; beleza de exemplo! Adorei! Compartilhe!
Até a próxima!