Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

O ( in)desejável horário de verão está chegando!

Questões polêmicas suscitam controvérsias acirradas. Uma delas está certamente ligada ao horário de verão, pois à revelia das nossas preferências os relógios de um grande número de brasileiros deverão ser adiantados em uma hora à 0h do próximo domingo, dia 19 , quando começa o horário de verão nas regiões Centro -Oeste, Sudeste e Sul do nosso país. Grave bem: ele ficará em vigor até 15 de fevereiro de 2009.

Reprodução
Começa no dia 19 de outubro o horário de verão nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul

Razões do HV?

Você lembra dos motivos dessa alteração nos ponteiros do relógio? Consegue encontrar argumentos que justifiquem a medida legal de nos fazer dormir e acordar mais cedo? A mudança de horário atinge os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal ; comece a se preparar para dormir e acordar um pouco mais cedo. Eita! Nos primeiros dias é fogo…!

Implicações

Meus parentes, lá no Pará e Amazonas, assim como a população que reside nos demais estados do Norte e Nordeste não precisarão alterar seus relógios, mas as conseqüências na rotina diária, em razão da movimentação dos estados do Sul e Sudeste, interferem bastante na vida de todos. Quer dois exemplos? Horário de embarque (sobretudo aéreo) e na programação da tevê aberta.

Muitas situações – fora do eixo do Sul e Sudeste ou das áreas atingidas pelo HV – ficam deixadas de lado, como se não tivessem a menor importância; você já pensou nisso? A população das demais regiões fica incomodada sempre que o horário de verão é estabelecido; não apenas com relação aos horários dos vôos e a programação da tevê, mas também a vida decorrente das transações bancárias, uma vez que o expediente encerra às 16 horas – e se o serviço requerido envolver uma filial localizada em cidade com horário de verão, tudo ficará para o dia seguinte. É viver a situação e sentir as contingências para avaliar melhor.

Conversei via MSN com alguns parentes e conhecidos, moradores de algumas capitais nortistas e nordestinas e todos são unânimes em considerar as possíveis vantagens auferidas com a mudança de horário, no entanto, questionam com pesar a alteração compulsória de uma situação para a qual nunca foram ouvidos, nem nós aqui, não é mesmo?

E nós com o HV?

Suponho que seja muito difícil para quem não conhece a diversidade climática do nosso país imaginar as vantagens e desvantagens do horário de verão, mas não nos custa imaginar o que um morador de uma localidade diferente da nossa possa vivenciar – e os meus colegas de Geografia e Geopolítica podem reunir as explicações; nossas crianças e jovens precisam de justificativas assentadas na lógica e no balanço teimoso da dona Natureza. Vislumbrar com aproximada nitidez os senões diante dos diferentes contextos é um exercício de aprendizado humano; exige esforço e sensibilidade. O leitor paulista Valdir Macenco , assíduo frequentador do blog , declara em conversa pelo MSN que ” durante uma semana fico meio fora de ritimo, depoís acostumo. Eu trabalho com empresas sul- africanas e a diferença aumenta para 6 horas, então acabo tendo que acordar mais cedo algumas vezes…vamos ver esse ano como será.”

Assunto escolar

Tenho certeza de que nos próximos dias nossas crianças e jovens enfrentarão muitas solicitações de pesquisa escolar sobre o Horário de Verão; é preciso que encontrem fontes de apoio esclarecedoras e críticas acerca dos propósitos de ” economia de energia elétrica” no Brasil. Dados oficiais , infográficos , comparações diversas , reportagens, declarações do público, colunas de opinião em jornais e revistas, além de blogs certamente abastecerão o conteúdo dos informes.

Fazer o quê?

Eu que costumo dormir bem tarde hoje tentarei um ajuste ao horário de verão – e adormecer um pouco antes é imperativo, assim já vou entrando nos eixos; faça o mesmo meu querido leitor, pois o corpo agradecerá e a sensação de sonolência e indisposição nos primeiros dias estará certamente abrandada – e com a palavra de melhor orientação os especialistas em saúde!

Duas sugestões para refletir sobre o assunto e treinar a escrita:

1- Dormir antes do costume e acordar mais cedo são mudanças efetuadas na sua rotina, assim que o horário de verão é iniciado; você encontra vantagens nessas alterações ou fica chateado, indisposto e sonolento? Relate-as em 8 linhas.

2- Aninha, de 7 anos pergunta: “(…) mas por que esse horário de verão?” Para responder leia a explicação abaixo e reconte-a com as suas palavras; limite-se a 6 linhas.

” O horário de verão é adotado sempre nessa época por causa do calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.”
(Ministério das Minas e Energia, adaptado)

Até a próxima – e um excelente final de semana a todos!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.