Tenho alguns alunos que ainda estão indecisos quanto à escolha profissional. É compreensível, porque nem sempre uma pessoa aos 16/ 17 anos, em média, sabe o que deseja de fato para a sua vida. Alguns jovens, ao contrário, já chegam decididos, mas aos que ainda estão olhando para todos os lados há uma oportunidade imperdível: a Feira de Cursos oferecida pela UFPR. Confira detalhes na reportagem de Marcela Campos.
UFPR Cursos e Profissões: uma feira de idéias para o seu futuro: até 17 de agosto, das 8 às 18 horas, no câmpus Jardim Botânico (Rua Lothário Meissner, 632)
É importante conferir as alternativas profissionais. Muitos adultos por conveniências diversas optam por carreiras nem sempre satisfatórias – e trabalhar com algo que não lhe desperte entusiasmo é desgastante e quase insuportável. Refletir sobre as oportunidades de mercado, mas também nas habilidades naturais para qualquer atividade profissional são dois pontos extremamente importantes.
O prezado leitor mais experiente com certeza terá observações a fazer ao jovem, ainda indeciso. Que tal comentar, ponderar, sugerir e reconsiderar aspectos que possam contribuir à uma escolha mais acertada profissionalmente?
Tenho alunos voltados para as carreiras mais tradicionais, tais como a Medicina, a Engenharia e o Direito, mas uma minoria está realmente certa de que fez a melhor escolha. Muitos sofrem influências familiares e outros têm receios de escolher novidades e aguentarem frustrações. Convém certamente refletir a tempo, porque evasões, reprovações e permanências longas de universitários, sobretudo nas instituições públicas constituem um sério problema.
Sugestão de escrita
Você já fez a sua escolha profissional? Qual o curso? Há uma razão específica para tê-lo selecionado? Argumente objetivamente; limite-se a 8 linhas.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast