Não há qualquer dúvida: interpretar e expressar ponto de vista em textos argumentativos é uma constante nos vestibulares, mesmo que tragam uma proposta dissertativa. O estudante, pouco afeito às especificidades dessas tipologias, não poderá negligenciar o exercício constante dessas formas de redigir.
Para bem compreender um texto recomendo:
> Atentar ao gênero, ao tema e à fonte das informações presentes no enunciado ou referências em excertos que compõem a coletânea de apoio.
> Reunir as ideias que formam a exposição temática em referência.
> Compreender a mobilização das estruturas morfossintáticas, especialmente a escolha vocabular e as construções frasais.
Para argumentar sobre um determinado tema é importante atentar aos seguintes itens:
> A tese esboçada sobre o assunto ou questão.
> Justificativas que expliquem, apontem os motivos para isto ou aquilo.
> Arregimentação de estratégias que conduzam os motivos, por exemplo, as comparações, dados numéricos, enumeração de motivos, etc.
Para melhor dissertar
> Exibir objetivamente as suas informações sobre o tema.
> Expor articuladamente as partes desse tipo de composição, ou seja, uma breve introdução, arrojado desenvolvimento que permita evidenciar a sua capacidade de explanação temática – e aqui entram soberanamente os apoios argumentativos para consolidar o domínio sobre o tema que se está discorrendo – e, finalmente a conclusão, momento que amarra a referência ao tema anunciado na introdução.
Um prêmio ao leitor – A objetividade na escrita é um prêmio ao leitor/corretor; textos subjetivos não são adequados às redações nos vestibulares e concursos em geral, o que vale também para a redação das propostas, caso contrário o pobre vestibulando não saberá exatamente o que fazer e oferecerá à banca de correção o que a proposta mal formulada solicitou, ou seja, uma redação desconexa.
Sugestão às instituições universitárias: uma Orientação detalhada sobre os objetivos da redação proposta pela banca evitará dúvidas de ordem estrutural quanto ao tipo de texto e conteúdo solicitado. A Unicamp costuma apresentar esse documento aos seus candidatos e não pairam quaisquer equívocos com relação às exigências formais do texto a ser produzido pelo estudante. Simples, objetivo e transparente. Para mim ainda é o melhor vestibular do país e modelo a ser seguido, tanto nas instituições públicas quanto particulares, concorda comigo leitor?
Quer treinar a escrita sobre o tema de hoje?
Proposta 1 – Defenda seu ponto de vista ao escolher e argumentar objetivamente sobre o item abaixo que melhor atenda ao seu parecer.
Suponha que um cachorro late durante grande parte da madrugada, mesmo sob a indiferença do seu dono (fato comum na minha vizinhança, aqui no bairro Mercês); a sua atitude é:
> Dá um chega pra lá no dono do animal, logo que o encontra na manhã seguinte.
> Ignora, porque o cão cansará de latir.
> Toma um comprimido ou chá para se acalmar e, se puder, pegar no sono.
> Faz uma queixa formal na delegacia mais próxima diante da insensibilidade do responsável pelo animal.
Proposta 2 – Considere a proposta de redação da Unicenp para defender argumentativamente se o enunciado está:
> Objetivo.
> Impreciso.
> Permite várias interpretações.
Serviço: se desejar as minhas orientações quanto à redação de textos para o Enem e vestibulares concorridos, entre em contato comigo; os Encontros Marcados com a Redação continuam.
Até a próxima!