| Foto:

Costumo pegar os jornais do dia e mostrar com ênfase as capas aos alunos, sobretudo quando trabalho a instrução à redação dissertativa, modelo de texto que exige amplo conhecimento temático. Adotar esse procedimento dá sempre muito certo, porque os jovens percebem que na leitura atenta ao noticiário recente é possível arregimentar qualidade ao que se escreve sobre temas assentados em fartura informativa.

CARREGANDO :)

A experiência bem sucedida é um modo estimulante de levar adiante um método, concorda, prezado leitor? Ontem à tarde eu estava tomando um cafezinho, lá na Fnac, quando ouvi um dos garçons comentar que gostava do que lera na página do Orkut de uma colega. Quer saber o que dizia? Segundo o rapaz: “Há sempre três modos de fazer algo: o certo, o errado e o da Rosângela” – e para quem não saiba esse é o nome da moça. Gostei, porque cada um de nós sempre encontra um ponto de equilíbrio pessoal para fazer qualquer coisa nesta vida.

Experimente hoje pegar o jornal da sua preferência – ou uma das revistas de informação nacional; verá o quanto a leitura aumentará as suas boas condições de informação. Quer um exemplo? Pegue a Gazeta de hoje; vamos lá:

Publicidade

> Coxa atropela o Atlético

> Confronto com PM deixa 1 morto a cada 3 dias

> Professores voltam a sentir na pele as agruras do vestibular

> O longa Mystérios é o Paraná no 13? Cine PE – Festival de Recife

> Furto de Notebooks pode causar prejuízo pessoal irreparável

Publicidade

> Gripe suína leva EUA a declarar emergência

> Gafanhotagem na Assembléia envolve mais 13

> Urbs prorroga contrato antes de liminar do TC

> Reajustado, mínimo injeta R270 milhões a partir de 1º de maio

> Prazo para entregar declaração do IR termina na quinta

Publicidade

> Após anunciar câncer, Dilma cogita antecipar saída para a campanha

Ler faz a diferença, não duvide – Que tal identificar, ao menos, um tema para cada manchete? Veja o que saberia dissertar sobre ele; será que arrasaria ou ficaria hesitante, buscando apoio do alto para compor um roteiro à sua dissertação? Quem lê bastante não fica embasbacado, pode acreditar.

Algumas dicas de sucesso: elabore um texto com inicio( introdução), meio( desenvolvimento) e fim( conclusão); inclua elementos de apoio argumentativo ao desenvolvimento da sua redação, uma vez que exemplos, citações, dados numéricos, comparações, entre outros procedimentos, caem como uma luva bem macia na composição de um texto que objetiva prioritariamente exibir conhecimento temático e uma equilibrada exposição através da escrita.

Quer treinar um pouco a redação?

Além de identificar os temas presentes nas manchetes acima o que acha de examinar a charge do Tiago Recchia, que menciona, embora com dualidade de intenções, sobre a gripe suína e escrever uma dissertação, de no máximo 18 linhas?

Publicidade

Agora leia integralmente o texto Banco Mundial libera US$ 205 milhões para México combater a gripe suína reportagem (GP, Caderno Mundo, 27 de abril) O tema será: A CONTRIBUIÇÃO DA BIOTECNOLOGIA À MANUTENÇÃO DA SAÚDE .

Até a próxima!

Serviço: Encontros Marcados com a Redação ; inscrições abertas. Utilize-se do www.twitter.com/araujodoralice para entrar em contato comigo ou se preferir casadalinguagem@uol.com.br.