A mudança de horário, entretanto, só vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Segundo a reportagem Horário de verão começa na virada de sábado para domingo, na Gazeta, o novo horário começa à meia-noite nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Será conveniente atentar aos seguintes pontos:
>O Brasil viverá três horários diferentes – Sabe por quê? Os fusos diferem nas regiões. Meus conterrâneos da Amazônia vivem, por exemplo, diferenças de horário, mesmo em época sem a obrigatoriedade da adoção do HV. Quem mora em Santarém, no Pará, tem sempre o relógio 1 hora a menos do que os que residem em Belém, na capital paraense. Mais sacrifício viverão os que moram no Amazonas, Rondônia e Roraima, pois lá o relógio, mesmo sem o horário de verão difere 2 horas dos demais estados Brasil afora.
> Todo o país acordará mais cedo – Só para você ter uma ideia: na hora que começar o Jornal Nacional nesses três estados os ponteiros do relógio marcarão 18h25, quando os apresentadores oficiais, o Bonner e Fátima, nos dizem que está começando agora o Jornal Nacional…”- e as crianças que saem cedinho para a escola? Nesses lugares elas madrugarão durante toda a vigência do Horário de Verão; se fosse aqui a grita seria geral, sobretudo nas madrugadas frias, comuns em plena primavera sulista.
Eu gosto, você também, mas… – Aqui no Sul o novo horário é extremanente bem-vindo para a maioria das pessoas, mas nas regiões Amazônica e Nordeste,próximas da linha do Equador, há um lamentável sacrifício conjunto, uma vez que independente do horário alterado oficialmente não vigorar por lá a vida todinha fica regida pelos ditames do Horário de Verão, que segue a hora de Brasília. Operações bancárias e acertos comerciais que dependem do sudeste e sul, sobretudo de São Paulo, ficarão reguladas pelo relógio adiantado. Faça uma ideia, portanto, do que acontece nos estados destacados acima em negrito.
Coloque-se no lugar do outro para ajuizar – Na postagem de ontem enfatizei a necessidade de entender as diferenças regionais para ajuizar melhor as perdas e os ganhos com as decisões de gabinete. Se nos próximos quatro meses você precisar viajar, por exemplo para J.Pessoa, na Paraíba ou Manaus, no Amazonas não sentirá grande desconforto, mas ao voltar, prepare-se, porque os voos saem habitualmente muito cedo e seus olhos arderão de sono. O exemplo vivido sempre ajuda a entender melhor essa contradição dentro de território nacional.
Atentar às diferenças é uma questão de respeito – No anos anteriores comentei sobre essas diferenças, mas não para chatear ou marcar críticas destituídas de propósitos racionais. Foi sempre com o conhecimento de causa e com a intenção de fazer eco ao que conheço bem de perto. Confira aqui.
Quer treinar a escrita sobre o tema de hoje?
Proposta 1 – Clique e examine aqui o mapa que fisguei na internet; elabore um resumo do que visualiza.
Proposta 2 – Leia atentamente as transcrições de alguns comentários dos leitores com relação à postagem que indiquei acima. Com quais comentários você se afiniza? Justifique a sua escolha, mas sem esquecer de examinar atentamente todos os pormenores da implementação do Horário de Verão e a suas consequências na vida nacional.
“Eu confirmo que o brasileiro reclama demais,as obras na cidade nao prestam,o horario de verao nao presta,a selecao nao presta,o Lula nao presta,gente parem de reclamar…uma hora a mais ou uma hora a menos nao vai fazer diferenca se voce tiver controle da sua vida…pra mim nunca deu problema o HV,tres dias antes de comecar eu ja mudo minha rotina. Controle,planeje e nao reclame,sua vida e sua saude agradecem.”( Turoc)
“A economia feita com o HV é pífia e não compensa os transtornos.”(Tyrannosaurus Rex )
“Horário de Verão em Curitiba O horário de verão em Curitiba … É uma angústia muito aflita , Que parece infinita ! Quando saio para trabalhar … Ainda vejo a escuridão e o luar , Então caminho rápido com meu salto … Com medo de algum assalto ! Nesta cidade que sempre é fria … Acordar uma hora mais cedo , Gera frio , dúvida e agonia … No umbigo cruel do medo ! Estamos na primavera … Com clima de inverno , No vento frio que espera … O horário de verão .”( Luciana do Rocio Mallon)
“Nossa, quanta reclamação!!! Uma hora a mais…a menos…que diferença faz? Para os preguiçosos deve fazer mesmo!!! Chega de reclamação!!! Até parece que vão mudar algo instituído há anos, e que poupa gastos, em virtude de meras reclamações!!! Querem mudar algo? ATITUDE! MENOS BLABLABLA E MAIS ATITUDE!!!”(Cris)
“Olá, como curitibano roxo, acolho bem o horário de verão e aprecio os dias mais longos. Porém já morei na região Norte e senti na pele a sensação de exclusão que a mudança proporciona. Ainda assim, acho que o balanço final é favorável à mudança nos relógios.”( Lucas)
Tenha um ótimo sábado, prezado leitor – e nao esqueça hoje à noite de adiantar o seu relógio em 1 hora; até a próxima!
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”