Que tal treinar a sua redação? Trago hoje duas propostas. Mesmo que você não seja vestibulando está convidado a participar desse programa que empreendo com a disseminação da leitura e a escrita. Que tal, topa?
Sugestões:
1-Examine as postagens anteriores sobre RESUMO e TEXTO DE OPINIÃO.
2- Leia, imprima e cole as propostas abaixo em um caderno – e se puder tome o mesmo procedimento com relação às orientações teóricas.
2- Faça sempre um rascunho, antes da versão definitiva.Adote esse procedimento, invariavelmente.
Proposta nº 1-
Observe a imagem muito comum na cidade de Curitiba e região metropolitana. Enquanto nas pequenas cidades a carroça é puxada por animais, tais como cavalos, bois e jegues, na “capital ecológica” e de anunciada qualidade de vida, a condição humana assume uma distorção de propósitos.
Articule os seus conhecimentos sobre cidadania com a foto de autoria de Aluisio de Paula(http://noticiaviva.zip,net) e produza um texto de opinião, de no máximo 12 linhas. Mantenha atenção ao nível da linguagem utilizada e às condições da escrita. Não esqueça: dê um título ao seu texto.
Proposta nº 2-
Um metrô para Curitiba – é o tema da reportagem de Adriano Kotsan (Caderno Paraná, 7/9, Gazeta do Povo).Após a leitura produza um resumo desse texto – e para isso utilize-se de 10 linhas, no máximo.
Nenhuma empresa apresenta propostas para o projeto do metrô
Nenhuma das 44 empresas candidatas a elaboração do projeto básico da obra da Linha Azul – primeiro ramal do metrô de Curitiba que vai ser implantado no eixo Norte-Sul (Santa Cândida – Cidade Industrial de Curitiba) – apareceu para o a abertura do edital de licitação, que foi aberto às 15 horas desta quinta-feira (6), pela Prefeitura de Curitiba, para apresentar propostas.
A licitação, do tipo Técnica e Preço, tinha como objetivo a seleção e contratação de empresa de consultoria para prestação de serviços de engenharia no valor de R$ 2 milhões e prazo de 220 dias para elaboração do projeto.
Apesar do aparente “boicote”, a prefeitura e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) afirmam que não vão desistir do projeto do metrô. “A prefeitura não vai abandonar o projeto do metrô, vamos arrumar um caminho”, afirmou o presidente do Ippuc, Augusto Canto Neto.
No lançamento do edital, estava previsto que as empresas habilitadas teriam as suas propostas técnicas avaliadas. No entanto, ninguém apareceu e a sessão que deveria ter muitas exposições e discussões técnicas durou menos de 5 minutos, segundo informações da Rádio CBN. A ausência das empresas causou surpresa para o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e para a Prefeitura de Curitiba.
“A prefeitura estranhou e muito. Como 44 firmas estavam participando e nenhuma apresenta nenhum projeto? Não acredito em boicote, mas alguma coisa errada tem nessa história. Será que essas firmas têm tantos projetos assim?”, indagou Canto Neto.
Segundo o presidente do Ippuc, em nenhum momento o edital foi questionado ou criticado pelas empresas interessadas. “A prefeitura foi tomada de surpresa. Esse edital ficou mais de 40 dias na ‘praça’. As empresas tiveram todos esses dias para analisar. Elas enviaram 39 questões técnicas para o Ippuc e todas foram respondidas, para todos os interessados”, explicou.
De acordo com Canto Neto, na próxima semana o Ippuc vai estudar juntamente com a prefeitura o que será feito a partir de agora, uma vez que os grandes interessados na obra não apareceram para o edital de lançamento, que é o primeiro passo para a elaboração do projeto básico do primeiro ramal do metrô de Curitiba.
“As providências agora serão nós sentarmos (Ippuc), na semana que vem, com o prefeito, o vice-prefeito, o secretário de governo para analisarmos o que vai ser feito. Em princípio nós vamos sentar com o CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) para ver o que é possível fazer”, afirmou.
Pela lei de licitações públicas é preciso entregar um projeto básico para a obra, e isso tem um prazo. “Como o edital de licitação foi publicado em um jornal de circulação nacional e em um estadual e nenhuma empresa apareceu, você pode pegar uma firma e dar a licitação para essa firma. Se isso vai acontecer, ainda não sabemos. Vamos analisar a situação com calma”, definiu o presidente do Ippuc.
Recomendações:
1-Caprichar na versão final é mobilizar todos os recursos para tornar legível o seu texto.
2-Peça para alguém de confiança , preferencialmente um leitor e produtor regular de textos ,examinar as redações.Ouça-lhe os comentários;acate as ponderações e sugestões.
3-Não hesite em reescrevê-las, caso seja recomendado.Reescrever é uma poderosa oportunidade de rever as inadequações e com elas aprender a não errar mais.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia