O recesso da sala de aula continua, apesar do ministro Temporão considerar ” um disparate”, segundo nota da Folha online; sei, entretanto, das limitações vivenciadas pelos jovens estudantes, sobretudo dos que enfrentarão o ENEM e vestibulares concorridos, portanto não dá para ficar parado e engruvinhado esperando que uma mente brilhante e justa ilumine a decisão do MEC e das universidades públicas a alterarem, em decorrência das medidas de proteção à saúde pública, o calendário oficialmente divulgado para os seus exames, logo é inadimissível manter indiferença aos dias ora vividos pelos estudantes brasileiros de todas as regiões.
Três questões ao jovem estudante:
> Você está revendo a matéria já trabalhada no colégio ou cursinho?
> Está participando dos programas online oferecido pela escola?
> Tem aproveitando o tempo livre para diversificar os afazeres sem esquecer de incluir, ao menos, um exercício de redação diariamente?
Olhe lá, não dê mole ao tempo, porque escrever bem exige exercício constante – e, quem exercita com temas descontraídos pega “o gosto” e aos poucos avança em direção aos mais complexos.
Quer treinar a redação?
Proposta 1 – Uma boa saída para o preço alto dos filmes em dvds, videogames e livros é a locação. Uma busca na internet mostrará que alugar é uma ótima alternativa, sobretudo para quem está vivendo o recesso escolar e, por conveniência precisa adotar o sistema de entrega em casa.
Elabore uma correspondência a ser enviada à uma locadora de livros, filmes em dvd ou de videogames e solicite um desconto, exclusivo para estudantes mediante a apresentação da identificação escolar na hora da entrega do filme, joguinho ou livro em casa. Fundamente o seu pedido em dois argumentos, a partir das informações abaixo:
> Milhares de estudantes estão com o horário relativamente livre, mas orientados a evitar aglomerações.
> Crianças e jovens são usuárias de filmes, joguinhos e livros.
Proposta 2 – Elabore uma lista contendo títulos de filmes, videogames e livros que você recomenda; justifique os títulos indicados. Lembre-se: opinar sobre escolhas pessoais é um excelente treino para a redação argumentativa. Veja o que relata o texto Blogueira quer escrever críticas e documentários, de Annalice Del Vecchio( GP, Caderno G ) e comprove um exemplo de quem, através do conhecimento do tema, autonomia com a escrita e objetivo certeiro de bem impressor o interlocutor alcançou o sucesso.
Uma pergunta incômoda – Será que as escolas públicas paranaenses estão atentas às necessidades do seu público em maioria no Estado? Hoje à tarde atenderei um pequeno grupo de vestibulandos, matriculados em cursinhos da cidade e também em escolas públicas; farei uma radiografia da situação a partir do que eles relatarem, porque entre a teoria e a prática há sempre um abismo ofuscado pela tentativa de aparentar o politicamente correto, mas nem sempre o que de fato acontece.
A educação é um produto de primeira necessidade, mas os que têm a chave do cofre público parecem não perceber a gravidade de jovens que ficam 10, 20 ou mais dias completamente parados. A experiência histórica de que ” haverá reposição da carga horária” bem sabemos que é apenas uma questão de conversa. Nem mesmo nas instituições privadas os pais costumam exigir o cumprimento da carga horária legal do semestre escolar; a educação é a única herança que não pode ser dilapidada, mas poucos conseguem ver a importância que ela exerce na vida de uma criança ou de um jovem, especialmente dos que dependem da educação pública. Paciência.
Até a próxima!
Deixe sua opinião