Você já experimentou fazer uma feijoada sem os temperos das carnes? Feijoada é diferente de feijão apenas cozido, mesmo que não nos esqueçamos do alho, pimenta com cominho, sal, um fiozinho de óleo, até umas rodelinhas de pimentão e uma folhinha de louro para dar um gostinho especial. Na redação os recursos textuais são os ingredientes vitais que dão sabor e virtudes à escrita. Não esquecer, vestibulando!
Ingredientes indispensáveis à redação eficiente – Especialistas em feijoada sabem distinguir quando o tempero está no ponto ou quando falta um ingrediente decisivo. Na redação é a mesma situação. Texto capenga, sem articulação morfossintática, ilegível, sem pé e nem cabeça não é redação exitosa, mas sim arremedo de texto, apesar de comunicar informes decifrados pelo paciente leitor/corretor.
Qualidade na composição de um produto, serviço ou desempenho na função é fator de relevância. Anote: escrever bem é concatenar sentidos, articulando os ingredientes da escrita eficiente, ou seja, os recursos textuais ao conteúdo temático, às intenções do texto e à estrutura solicitada.
Dar bola ao que é necessário – É preciso competência teórica do professor, reflexão equilibrada com os alunos e fôlego de ensino e aprendizagem para enfrentar a gramática normativa com as regras e exceções. Quem atina aos benefícios da teoria que subjaz na língua escrita não se arrependerá jamais do esforço nos anos decisivos da escolaridade. Elementos teóricos são auxiliares e os recursos textuais são itens indispensáveis à composição de um texto, independente do propósito escolar ou profissional. Reveja-os:
Condições de legibilidade, vocabulário, pontuação, concordância entre as palavras, objetividade, intertextualidade, recursos coesivos, paragrafação, ortografia, uso dos tempos verbais, dados numéricos, notações diversas (negrito, itálico, recuo, tamanho das letras, etc.) e outros mais, específicos na escrita manuscrita, mas também na digitada, impressa e visualmente destacada nas ruas, nos cartazes, na internet, etc.
Quer treinar o olhar à identificação dos recursos textuais? Participe!
Proposta 1– Observe os recursos textuais encontrados na reprodução fotográfica do texto da reportagem Estado contabiliza seis mortes e dezenas de casos de gripe A( Bruna Campos, O Estado do Pará, fev.2010)
Atente também aos recursos textuais utilizados pela reportagem Gripe A diminui casos de outras doenças contagiosas(Marcos Xavier Vicente, GP,26/9/2009) e enumere-os. Mostre assim a sua capacidade de observar detalhes e visualização das funções dos recursos textuais empregados.
Proposta 2– No Twitter a objetividade informativa é nota de qualidade na comunicação. O limite máximo de 140 caracteres para anunciar, perguntar, retwittar e confirmar dados certamente ajuda a objetivar a comunicação. Pois bem, que tal abrir o link indicado abaixo e redigir na caixa de comentários recomendações à leitura dos informes? Destaque os recursos textuais que para você mais sobressaíram. Avante.
> Matéria para reflexão: responsabilidade das livrarias, no Não gosto de plágio, da Joana Canêdo.
Proposta 3 – A redação de títulos, legendas, notas breves ao leitor, bilhetes, tweets e mensagens no MSN exigem recursos textuais. Experimente redigir uma segunda advertência, sob forma de legenda à imagem do mosquito, ao surto de dengue que sorrateiramente avança no Brasil.
Examine também a reportagem Doenças que desafiam o mundo( Amália Dornellas, GP, 7/10/2009) – e, assim, ganhe maior dimensão informativa para melhor redigir a legenda.
Proposta 4 – Enumere os recursos textuais utilizados hoje na postagem deste Na Mira do Leitor.
Até a próxima!