Qualquer prova de redação, independente se para o vestibular ou concurso público em geral, visa conferir os itens abaixo. É preciso, portanto, que o candidato a eles fique atento e atenda todas as solicitações para que a redação possa auferir do corretor do texto a adjetivação de “adequada”. Quem faz o contrário corre o risco de perder ponto pela insegurança ou pelo fato de ler descuidadamente.
> Avaliar a capacidade interpretativa do candidato – Será que você entende o que lê ou encontra dificuldades na decodificação dos informes?
> Examinar a organização morfossintática estabelecida – As frases e parágrafos que você organiza estão concatenados ou não formam unidade de sentido?
> Conferir o conhecimento temático– Há conteúdo ligado ao tema proposto?
> Observar a formatação do modelo de redação solicitada – Se cada tipo de texto mantém um formato específico será natural que o corretor busque exatamente o modelo proposto.
> Avaliar o uso satisfatório dos recursos textuais – Articular o vocabulário, a objetividade, o nível linguístico ajustado ao interlocutor, entre outros recursos da escrita, é mostrar ao corretor que você tem autonomia no emprego desses arregimentadores da redação.
O QUE A PROPOSTA QUER ? – Muitos candidatos apressados e mal orientados costumam passar os olhos ligeiramente sobre a proposta, o que é um erro. A minha orientação é a de que você deve se perguntar sempre: o que esta proposta quer que eu faça? A resposta deve ser clara, por exemplo: um resumo, de 12 linhas, no máximo ou ainda um texto dissertativo, com título e limite máximo de 18 linhas.
OBJETIVIDADE DE MÃO DUPLA – Você deve buscar direções objetivas para as ações que empreende, tanto na leitura quanto na escrita. Muitos estudantes ficam perdidões na hora H. Falta-lhes treino, exercício.
QUER TREINAR a identificação objetiva das propostas de redação? Abaixo você dispõe de dois exemplos. Leia cada um dos comandos e objetivamente escreva o que deve ser feito para atender à proposta correspondente. A redação da proposta fica apenas como sugestão.
EXERCÍCIO 1– Examine a foto de anúncio manuscrito encontrado em escola pública e redija um texto argumentativo concordando ou discordando da oportunidade de aceleração do ensino fundamental para jovens, de 14 a 16 anos, que estão fora da escola. Limite-se a 15 linhas e atribua um título ao seu texto.
EXERCÍCIO 2 – Leia integralmente o texto abaixo(Fernando Araújo, Jornal de Londrina, 23/2) e elabore um apelo à população do Paraná para que ajude a combater a epidemia; limite-se a 8 linhas.
“Dengue alcança índices alarmantes em pequenas cidades do Norte do Paraná
As pequenas cidades do Norte do Paraná estão enfrentando índices alarmantes de dengue. A mais preocupante é a situação da cidade de Primeiro de Maio, com 12 mil habitantes, que registrou 28 casos confirmados desde o início do ano e possui mais de 100 notificações. No ano passado, no mesmo período, houve apenas um caso.
Para efeito de comparação, Londrina, com ”
DÚVIDAS? – Você tem alguma dúvida quanto aos objetivos da proposta de uma redação? Eles estão sempre conduzindo o olhar observador do corretor, portanto, a atenção do candidato é imprescindível ao sucesso.
Leitura objetiva não gera ambiguidades, mas para que a escrita do candidato também seja marcada pela clareza é preciso redigir bem os comandos das propostas, evitando assim mal entendidos e críticas aos que organizam questões das provas. Na próxima postagem tratarei das intenções do texto a ser produzido; apareça!
Até a próxima!