Aproveito o tema da tirinha do talentoso cartunista Benett para levar adiante a postagem de hoje: a segunda oportunidade. No caso dos que estão na maratona dos vestibulares a segunda fase é uma oportunidade preciosa; qualquer desperdício de tempo inviabiliza a tacada certeira, seja com relação aos modelos de textos para revisar ou fazer as últimas observações e exercícios ligados às provas específicas.
Quem de nós ainda não aproveitou uma segunda oportunidade para não titubear mais? Ganhamos oportunidades todos os dias – e a principal, sem dúvida, é a de estarmos vivos para levar adiante os nossos propósitos de gente do bem. Quem desperdiça o tempo e não investe nas oportunidades está jogando fora as possibilidades de vida feliz . Fazer por si e pelos demais é uma atitude extremamente positiva; avante, sempre, nunca estagnar e progredir invariavelmente é uma assertiva existencial espetacular; não duvide, aposte nela e colherá ótimos resultados.
Treine a redação, vestibulando!
Ao prezado vestibulando, leitor desta página segue o recado certeiro: pegue todas as propostas de redação do cursinho (ou mesmo faça uma leitura vertical das que deixei aqui; imprima-as) e exercite a escrita. Não dê mole para a preguiça: charges, cartuns, tirinhas, resumos, editoriais, entrevistas, as cartas dos leitores, os infográficos, os textos poéticos, as notas publicitárias (sobretudo as de alcance ético) são boas pistas para você treinar a leitura e a escrita- e ficar mais ” ligadão ” nos possíveis modelos de textos costumeiramente presentes nos vestibulares concorridos.
Sugestões para escrever
Proposta 1 – A partir da tirinha do Benett e das suas experiências pessoais sobre as OPORTUNIDADES elabore um texto dissertativo; articule procedimentos argumentativos assentados na comparação ou na enumeração de motivos e limite-se a 15 linhas, sem esquecer de atribuir um título ao seu texto.
Proposta 2 – Considere o fato de uma pessoa aos 55 anos desejar aproveitar a oportunidade para estudar e qualificar ainda mais a sua vida, pois o convívio acadêmico certamente dinamiza a existência estudantil: os textos para ler, os compromissos com trabalhos e sobretudo a efervescência advinda com a chegada dos novos conhecimentos. Você conhece alguém que soube aproveitar uma segunda chance para estudar?
Redija uma narrativa centrada no exemplo( real ou fictício) de quem soube aproveitar uma oportunidade para estudar, mesmo depois dos cinqüenta anos de idade. Articule todos os elementos da narrativa: personagem, cenário, tempo, clímax e final coerente; limite-se a 15 linhas.
Até a próxima!
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