| Foto:

Quando chove bastante a maioria das pessoas lembra do famoso bolinho de chuva, coadjuvante na rede de distrações e que a Cilmara Castilho e a Nádia Schiavinatto saberão indicar a melhor receita, mas lamentavelmente, inclusive aqui no Paraná, muitas mães e avós não puderam distrair as suas crianças e os jovens com o delicioso bolinho, pois o vendaval atingiu em cheio a calmaria famíliar durante o feriadão. Recomendo ao leitor a análise das descrições feitas pela reportagem, na GP.

CARREGANDO :)

Fique de olho – O clima, suas variações e consequências diretas e indiretas na vida das populações deve estar na mira, sobretudo dos vestibulandos. Por dois motivos: o jovem estudante não pode esquecer a importância do tema e o aproveitamento das notícias pela banca que trabalha na elaboração das provas. Temas ligados ao clima, condições decorrentes do relevo e acidentes geográficos aparecem imediatamente nos jornais e revistas, sobretudo quando provocam esse arrastão de tragédias. É preciso buscar as explicações e entender a fúria dantesca dos ventos, das chuvas, das trovoadas e da teimosia das populações que insistem em morar em áreas de riscos iminentes; fique ligado, vestibulando.

Publicidade

Ouça e aprenda também com quem entende do riscado – Meus colegas, especialistas em Geografia, saberão explicar com maestria as variantes climáticas, as precipitações atmosféricas e suas consequências na vida de todos; tenho certeza de que hoje a conversa em sala de aula será pontuada pelos estragos causados pelo temporal no Sul e no Sudeste. Aludir aos fatos mais próximos para temperar os conhecimentos básicos da Geografia mostrará a importância dessa disciplina na formação escolar e na vida do cidadão atento.

Quer treinar a escrita sobre o tema de hoje?

> Que tal relatar algo de interesse coletivo que você tenha presenciado durante esse feriadão chuvoso? Caso tenha saído de Curitiba certamente presenciou a movimentação dos carros na estrada. Viu algo diferente? Descreva os cenários avistados durante a chuva; aproveite para contestar as imprevidências das pessoas ou reconhecer acertos de quem conduzia veículos ou exercia funções para garantir a segurança de todos.

> Examine o infográfico(GP, 9 / 9); a partir das informações avistadas redija um alerta geral, tal como se fosse um recado objetivo pelo rádio à população residente em áreas de risco, a exemplo das encostas e baixadas. Mire o interlocutor atrelado ao seu radinho no pé do ouvido e com linguajar simples; explore a incisividade e pertinência informativa.

Publicidade

Treinar a escrita aproveitando os temas que estão na mira da criança e do jovem é uma prática de sucesso. Não há quem não tenha vivenciado uma experiência ligada às fortes chuvas que ainda caem sobre a região. Buscar a leitura dos fatos cotidianos e articulá-la à prática da escrita ajudará a melhor compreender o mundo, independente se mais próximo ou distante de nós.

Até a próxima!