Desde a semana passada, quando os jornais anunciaram que havia uma denúncia de adição de soda cáustica no leite, comecei a ficar sem muita vontade de misturar ao meu apreciado café esse líquido precioso, tão necessário às crianças e aos que dependem de uma dieta a base de cálcio. Acompanhei o noticiário pela imprensa, mas ainda estou com temores, por isso resolvi sair da moita e trocar idéias com os leitores deste blog. Será que você também está com receios? Por precaução eu deixei as caixinhas de leite de lado e retornei ao velho leite em pó – e ,também para variar, ao leite condensado – , mas perdi a confiança e a luz vermelha está acesa permanentemente na minha cabeça anunciando: cuidado, cuidado com o leite!!
Costumo tomar uma quantidade razoável de leite ao dia. Adoro vitaminas e mingaus e incentivo minha filha, em fase de crescimento, a tomar doses generosas de leite – e agora, gente boa? Como ficar tranqüila nessa situação? Não gostaria de bancar a boba, no entanto o assunto merece extrema atenção.
A Gazeta do Povo , na edição deste domingo, em editorial transcrito abaixo integralmente, tenta tranquilizar a população quanto às averiguações necessárias, mas, sinceramente,ontem
fui ao supermercado e ao passar pela prateleira de leite ” de caixinha” não tive coragem de comprar a quantidade habitual;na verdade não comprei nenhuma caixinha.Tenho impressão de que muita gente reage de modo semelhante – e alguma providência precisa ser adotada para que nos tranquilizemos.
”
Leite
As fraudes descobertas no processo de preparação do leite “longa vida”- aquele que é acondicionado em caixinhas e dura mais tempo sem ir à geladeira-, despertaram preocupação no consumidor desse alimento essencial.Para reduzir custos ou mascarar falha de higiene nas fases iniciais de ordenha e transporte do leite cru, muitas indústrias vinham adicionando quantidades abusivas de componentes químicos, inclusive água oxigenada e soda cáustica, ao leite que iria ser processado nas usinas concentradoras, enquanto outras diluíam o produto com água. A fraude já vem sendo investigada pelas autoridades, com prisões de responsáveis e bloqueio de lotes contaminados. A entidade empresarial do setor divulgou comunicado, em que alega ser o problema localizado em algumas cooperativas de Minas Gerais. Ressabiados, os consumidores esperam informações mais claras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para voltar a consumir o produto com segurança.”
=======================================
Duas propostas de redação para vestibulandos
Proposta 1
Considere as informações sobre o leite adulterado e também as recolhidas nas leituras feitas acerca do assunto e argumente sobre os direitos do cidadão quanto à segurança sanitária, em carta ao ministro da Saúde. Mantenha a linguagem formal, dê atenção ao uso dos pronomes, do vocativo e não exceda as 20 linhas.
Proposta 2
A indignação é o contrário da satisfação, da sensação confortável auferida pelo estabelecimento de uma atitude em respeito à dignidade. Reflita sobre a mais recente situação de indignação que já tenha vivenciado e em texto narrativo reconte , em 1ª pessoa,a causa e a consequência desse episódio. Redija até 15 linhas e dê um título ao seu texto.
Observação
Os cinco(5) primeiros leitores que enviarem os seus textos para o meu endereço eletrônico profissional terão suas redações corrigidas e com diagnóstico das suas condições de leitura e escrita encaminhados para o endereço virtual do remetente. Aproveite! Participe!