O MEC divulgou recentemente que faltam milhares de professores no Brasil , mas as autoridades constituidas já encontraram uma solução ” mágica” : os cursos à distância. Eu, sinceramente, fiquei apreensiva com a novidade – e você?
Será que os cursos à distância preencherão as lacunas profissionais indicadas pelo MEC? Seguro morreu de velho ; é prudente ir devagar com medidas revolucionárias, porque muitas miram apenas os números e esquecem a qualidade, requisito imprescindível a qualquer produto, inclusive o educacional.
A prática profissional faz emergir, meu querido leitor , uma reflexão unânime com relação à política de valorização ao trabalhador do ensino – e exige certamente um quarteto poderoso de ações:
> Formação qualificada – você já pensou no resultado da mistura da competência teórica com a prática docente?
> Clareza das necessidades e obrigações do profissional do ensino
> Garantia das boas condições de trabalho e remuneração – quem é que não deseja encontrar ambiente seguro na escola, suprimentos materiais e incentivo à carreira docente?
> Prestígio da comunidade escolar– e aqui entram a direção da escola, pais e comunidade em torno das instituições escolares.
Se faltar um item dos listados acima o trabalho escolar sofre descontinuidade , em decorrência de um planejamento educacional dissociado da realidade. Com a palavra, portanto, os meus colegas de trabalho, os pais dos alunos e todos que acompanham com seriedade a imprescindível função do PROFESSOR na atividade educativa.
O calendário aponta que 15 de outubro é o Dia do Professor , festejemos a lembrança , mas as comemorações não podem ficar atreladas unicamente em experiências sentimentais, desprovidas do senso necessário à realidade dos docentes brasileiros: mal formados, remunerados com injustiça , exercendo o magistério em condições materiais nem sempre adequadas e correndo de um lado para outro a fim de juntar o necessário à sua sobrevivência.
Quando o trabalho com o ensino se revestir de condições atraentes minha aluna Liliane, a única nos últimos três anos a optar pela licenciatura em Letras, deixará de encabeçar a lista dos que buscaram cursos menos procurados.
É conveniente pensar em QUEM QUER SER PROFESSOR e COMO DEVE SER A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR ; atentar aos dois lados é examinar com prudência o assunto. Requer indiscutivelmente uma reavalição da grade curricular dos cursos de formação de professores e das licenciaturas, além, é claro, de maior consciência das necessidades atuais das crianças e jovens dentro e fora das escolas. Muitos dos que estão com o giz na mão não sabem fazer inferências conceituais sobre a própria atividade, portanto , para mediar com segurança e autonomia a educação dos nossos pequenos e jovens brasileiros é preciso selecionar com maior rigor os candidatos à carreira e investir seriamente na qualificação profissional dos que pretendem exercer ou estão no exercício da atividade docente.
Sugestões de escrita
1- Você considera atraente a carreira de um professor? Argumente em 8 linhas.
2- Sintetize o infográfico Mais professores nas cidades ( GP); limite-se a 6 linhas.
3- Experimente perguntar a três profissionais que trabalham 40 horas por semana quanto eles ganham por hora trabalhada; inclua na lista um professor do ensino médio( exceto cursinho pré-vestibular), um engenheiro e um administrador de empresas, todos detentores de um diploma de graduação. Anote as informações e elabore uma sintese desses dados; limite-se a 8 linhas.
Até a próxima!