Hoje peço licença para usar de um neologismo, o vestiblogar. Não se espante, por favor, é isso mesmo que você leu. Quero convidar a moçada que têm o objetivo comum de conquistar uma vaga na universidade a vestiblogar, ou seja, escrever neste blog sobre vestibular. É para este público que esta postagem é dedicada. Os demais leitores, é claro, são convidados a acompanhar a conversa e, a partir dela, tirar suas conclusões, mas se não estiverem interessados nesse papo, mudem de blog, pois aqui o assunto será sempre sobre educação com um enfoque bem forte para o vestibular; afinal, quem se envolve com esse concurso nunca despreza uma informação ligada ao seu objetivo prioritário. Tome nota – e se puder divulgue: aqui será um ponto de referência, de dicas, especialmente aos sábados.

CARREGANDO :)

Qual é a sua?

Ouço com freqüência ao telefone, dentro do ônibus ou em conversas distraídas:

Publicidade

Cara, tô ferrado, minhas redações voltam do corretor com uma nota daquelas…

Odeio fazer essas leituras obrigatórias…

Não sei sobre o quê escrever na redação…

Não sei como começar, nem terminar; fico sempre travado…

Veja as minhas sugestões

Publicidade

Sem treino diário – e não semanal como muitos recomendam – não haverá autonomia com a escrita. É preciso escrever diariamente; se tiver alguém confiável para ler o que escreveu, ótimo, caso contrário, procure, já, já, uma orientação especializada. Quanto às leituras obrigatórias não há como fugir delas. É preciso ler os livros e buscar o maior número possível de referências sobre os temas, os personagens, o contexto histórico, estilo do autor e de lambuja alguns dados sobre a biografia de quem os escreveu – e ainda a influência que essas obras têm dentro do panorama nacional. Quanto ao escrever na redação é preciso ter a noção clara do que se pretende expressar. A divisão clássica em introdução, desenvolvimento e conclusão vale para qualquer texto, de qualquer extensão. Começar apontando o assunto, desenvolver o tema ampliando a exposição e concluir fechando as idéias, sem esquecer de retornar à exposição introdutória. São três passos indissociáveis, centrados na objetividade e articulação dos recursos textuais. O corretor avaliará essas competências e você precisa oferecer o melhor, portanto sem treinar diariamente, ninguém sairá bem no dia da prova, concorda?

Falta pouco tempo para as provas

Como têm sido os seus estudos? Você mantém uma disciplina ligada aos horários? É preciso, sim, manter uma regularidade. Sugiro sempre aos meus alunos que anotem, em caderno à parte das apostilas, o que foi examinado nas aulas. Essas anotações funcionam como resumos – e oferecem uma direção de estudos e necessidade de maior fixação em pontos vulneráveis. Você já tentou fazer assim enquanto estuda? Sem esforço concentrado nada é alcançado. É preciso mesclar as atividades neste ano. Diversão e dedicação aos estudos precisam ser dosadas, nunca negligenciadas. Siga as dicas de quem entende do assunto. Pegue leve apenas no que sabe estar sob controle. É um ano difícil, mas quem opta por uma careira universitária precisa saber que essa dedicação aos estudos também acontece na universidade; não se iluda com facilidades, nunca.

Duas propostas para treinar a sua redação

1- Elabore um texto de opinião sobre as influências decisivas na sua formação escolar. Atine quanto aos modelos de pessoas, êxitos obtidos ou ainda quanto aos impedimentos. Limite-se a 8 linhas. Capriche na objetividade. Vá direto ao ponto – e se puder utilize procedimentos baseados na comparação, exemplificação ou ainda na enumeração de motivos; dê um título ao seu texto.

Publicidade

2- O IBGE aponta que “Mulheres chefiam quase 1/3 das famílias do Brasil” – é o que aparece na manchete deste 29/9, na Folha de S.Paulo. Segundo a pesquisa, esse índice chegou a 29,2% , no entanto há dez anos atrás era de 21,6%.A declaração das próprias mulheres é o principal critério para apontar a chefia da família. Em sua opinião, a que se deve esse aumento percentual?
Pense e redija um texto limitado a 12 linhas. Exponha seus argumentos com clareza e objetividade, sem esquecer de oferecer um título ao que escrever.

Até a próxima postagem! Use o espaço dedicado aos comentários para vestiblogar à vontade.

Serviço:

Encontros Marcados com a Redação
Novos grupos: terças, quintas ou aos sábados, das 9/11h,15/17h ou 19/21h.
Informações:casadalinguagem@uol.com.br