Não há qualquer dúvida: sem treino diário ninguém alcança a excelência com relação à escrita. Será que algum vestibulando ainda desconfia dessa assertiva? Pois se alguma hesitação sobre a necessidade de aprimoramento com relação à redação ainda toma espaço na cabeça de um candidato é melhor rever essa questão. Escrever bem exige treino e este determinação e constância.
Logo de início meus alunos estranham, mas, diante do resultado insatisfatório que trazem, costumo oferecer seis exercícios complementares de escrita: um por dia – e quem os faz na véspera da aula não permite amadurecer as idéias, nem tampouco as atitudes de rascunhar e trabalhar a versão final do texto. Um encontro semanal e um método que há décadas vem alcançando excelentes resultados é o que ofereço, mas a exigência inclui participação ativa do estudante, o que significa maior familiaridade com jornais, revistas e suas próprias anotações, caso contrário o processo, de responsabilidade dupla, tende a gerar insucesso – e caminhar, infelizmente, em mão única.
É triste constatar, mas os que não entram na minha proposta de trabalho logo desistem das aulas; provavelmente as consideram exigentes, mas ai a conclusão deles é outra situação – e os que continuam enchem um caderno de noventa folhas com seus textos e leitura de excertos obtidos da mídia impressa.
Quando a escrita é satisfatória?
Certamente quando a escrita atende às exigências da proposta, estabelece a mira no interlocutor, é objetiva, reúne os recursos textuais e comunica as idéias de maneira clara e distinta.
Como melhorar o padrão da escrita?
Muita gente reclama, mas não tenha dúvida, só reconhecendo os elementos de apoio, tais como: legibilidade, vocabulário, concordância entre as palavras, ortografia, recursos coesivos, uso dos tempos verbais, entre outros elementos decisivos. Nesse processo a convivência com textos bem escritos faz toda a diferença; pode acreditar!
Sugestões
1-Leia editoriais dos jornais e revistas, sempre muito bem escritos – e analise a sustentação vocabular, a análise temática e as estratégias argumentativas fartamente presentes nesse tipo de texto.
2-Analise as cartas dos leitores – e observe a variedade temática, nível da linguagem utilizada e a coerência na argumentação.
3-Examine os quadrinhos, diariamente presentes nos jornais; identifique a temática, a ironia presente e a crítica esboçada.
4-Busque as colunas especializadas, tais como ciência, cultura, esportes, humor entre outras. – e apreenda informações diversas.
5-Escreva resumos, envie cartas às seções dos leitores, comente em blogs ou faça resumos diários do que reexamina no cursinho.
Proposta
De acordo com a Gazeta do Povo desta quarta-feira “A Justiça pode elevar para R$2,50 o preço do ônibus em Curitiba”, em razão de um briga judicial entre a URBS, empresa que gerencia o sistema de ônibus em Curitiba, e as empresas do transporte coletivo que operam na capital. Segundo a reportagem, de João Marcos Lopes, a gratuidade de tarifas é a maior preocupação dos empresários do setor. Diante do fato escreva uma carta ao prefeito de Curitiba reivindicando a manutenção do preço da tarifa, uma vez que o usuário não tem condições de arcar com as conseqüências dos acordos feitos entre a Prefeitura e as empresas de transporte. Encaminhe esta carta, de no máximo 12 linhas, à Coluna do Leitor, do jornal.