Para quem está desligado do que acontece no Ministério da Educação e Cultura saiba que o SISU é o Sistema Unificado de Seleção Unificada. Ele foi organizado pelo ministério para oportunizar ao estudante, concluinte do ensino médio, a candidatura a uma vaga em universidade pública que tenha aderido ao ENEM como fase única da seleção.
FAZER O QUÊ? – Para dar sequência no processo o candidato deverá, segundo o MEC, nesta primeira etapa de candidatura, que iniciará dia 29 e prosseguirá até o dia 3 de fevereiro:
> Preencher uma ficha pela internet.
> Indicar, a cada etapa, a instituição, o curso, turno e modalidade de inscrição que deseja concorrer.
PROCURANDO ENTENDER – Fiz hoje uma busca pela internet e conversei durante boa parte da manhã por telefone com alguns estudantes, sobretudo os que estão de olho na UTFPR, que aderiu 100% ao ENEM( GP,1/10/2009)- e o descontentamento foi geral, porque os informes do ministério sobre o funcionamento do SISU evidenciaram dois grandes temores entre os candidatos. Acompanhe:
> Eles temem que o sistema, diante dos vários picos de acesso, entre em colapso –e não duvido que isso não venha a acontecer, o que retardará a edição das candidaturas, portanto atenção.
> Há evidências de uma acirrada concorrência, uma vez que 2,5 milhões de candidatos que fizeram o Enem disputarão as 47,9 mil vagas oferecidas pelas instituições de ensino participantes desse sistema seletivo – e, quanto a este fato a seleção tem realmente este propósito, mas atente a este fato bem positivo: muitos já foram aprovados em universidades públicas e não estarão certamente na concorrência.
AQUI ENTRE NÓS – Medidas inovadoras tendem a gerar reclamos naturais e, por dois motivos: as novidades do pacote e o desconhecimento das suas contradições, avistadas, infelizmente, apenas depois que um sistema coloca em prática a implantação dos novos procedimentos. O pacote de novidades apresentadas pelo MEC, no primeiro semesdtre do ano passado, continua trazendo surpresas, mas apenas o tempo dirá se as novidades trouxeram benefícios ao sistema educacional brasileiro. É preciso aguardar a movimentação estudantil na internet e observar as conseguências do SISU.
PERGUNTA: Você ou algum parente já tomou conhecimento sobre o SISU? Compartilhe objetivamente aqui as suas impressões.
PARA RELEMBRAR Segundo o MEC, diante de notas idênticas, o desempate será feito seguindo a ordem abaixo:
1 – Nota obtida na redação;
2 – nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
3 – nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
4 – nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
5 – nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
6 – antecedência de inscrição definitiva na respectiva etapa de seleção do Sisu.
A GRANDE DIFERENÇA – Ler e escrever com autonomia, caro leitor, continua sendo soberanamente a grande diferença em todas as etapas estudantis. Vale pensar muito bem sobre a questão, concorda comigo? Quem atendeu eficientemente à proposta de redação sobre ÉTICA com certeza obteve ótima nota no quesito mais poderoso para o desempate na programação do ENEM.
Até a próxima!
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia