A psicóloga Eliana Abdalla foi convidada para analisar o problema de Adriane, a mãe, que como outras tantas, sente-se culpada por ficar pouco tempo com o filho, porque trabalha fora de casa. Veja o que a especialista tem a dizer:
Análise
“Apesar da modernidade, nós, mulheres, parece que ainda temos dificuldades em lidar com a nossa diversidade de papéis. Mas é possível perceber nossas potencialidades e o que elas podem gerar em possibilidades novas de relação entre nós e as pessoas que nos cercam. Adriane, você pode se permitir ser humana e boa mãe ao mesmo tempo. Você não precisa se sentir desconfortável com isso.
Trabalhando fora algumas mães conseguem cumprir ainda melhor o seu papel de mãe. Você pode mostrar ao seu filho que, mesmo passando pouco tempo com ele, a qualidade do seu afeto é grande. Por isso você leva em conta os limites necessários para a educação dele e isso é bom. No entanto, procure colocar estes limites de forma serena e tranquila. Seja persistente na sua posição diante do seu filho, seja qual for sua posição.
Sempre que disser não para ele, justifique o porquê. Por exemplo: ‘Você não pode mexer em tal objeto porque quebra’. O que seu filho faz é tentar manipulá-la através da birra, o que é comum nessa idade. Quando ele fizer birra anuncie que irá contar até três para ele parar. Se ele continuar, deixe-o sozinho no recinto. Certamente ele a seguirá. Isso deverá ir dando a ele a noção necessária dos seus próprios limites.”
Perfil da profissional
Psicóloga pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Terapia Sistêmica pelo Centro Milanese di Terapia della Famiglia, de Milão, Itália. Trabalha com terapia para pessoas, casais, família, consultoria relacional, empresarial, hipnoterapia e treinamento em desenvolvimento pessoal. Realiza também palestras motivacionais. Autora do livro Conexões, O Trajeto do Sucesso.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia