Galeto: o simples bem saboroso
Tradicional no sul do Brasil, principalmente em regiões colonizadas por italianos, o Galeto se transformou em uma iguaria muito consumida como petisco em bares ou como prato de entrada em restaurantes especializados em gastronomia italiana. Na “velha bota”, o Galeto era preparado originalmente com pássaros de pequeno porte. Já no Brasil, o preparo foi adaptado e passou a ser desenvolvido com pequenos frangos, que pesam em média 600g e são assados na brasa ou no forno.
Fácil de preparar, o Galeto é um par bem interessante para uma cerveja ou para um bom vinho. Além disso, a carne saborosa pode ser servida como acompanhamento de sopas, polentas e massas. Mas para prepararmos um ótimo Galeto em casa, precisamos seguir algumas dicas básicas, mas fundamentais. Para começar, o Galeto não pode ser comprado congelado. Ele precisa estar resfriado, pois só assim a carne continuará firme e não perderá o sabor.
Após a escolha da carne, chegou a hora de temperar. O ideal é utilizar condimentos leves e naturais, como cebola e alho, deixando a carne repousar por algumas horas. Caso você goste, pode utilizar, também, ervas no tempero. Mas cuidado, neste caso vale a teoria do “menos é mais”. Na hora de assar, leve o Galeto para o forno, com uma temperatura média (180 ºC), e espere ele dourar por inteiro. Depois é só saborear essa iguaria secular, que caiu facilmente no gosto dos brasileiros.
Adoro combina-lo com uma farofa de moela, saladinha de agrião e uma maionese caseira.