Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Consenso não é sinônimo de Democracia

Mario Sergio Cortella: confronto é diferente de conflito e consenso não é o mesmo que democracia; photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/51889924@N04/6333834543">Conferência com Mario Sergio Cortella</a> via <a href="http://photopin.com">photopin</a> <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/">(license)</a> (Foto: )
Mario Sergio Cortella: confronto é diferente de conflito e consenso não é o mesmo que democracia; photo credit: Conferência com Mario Sergio Cortella via photopin (license)

Mario Sergio Cortella: confronto é diferente de conflito e consenso não é o mesmo que democracia; photo credit: Conferência com Mario Sergio Cortella via photopin (license)

Em uma livraria, esbarrei a esmo com estas palavras de Mario Sergio Cortella, do livro cuja autoria divide com Renato Janine Ribeiro, Política Para Não Ser Idiota, muito adequadas aos dias atuais.

Antes de tudo, política não é obrigatoriamente consenso. Consenso é uma parte do ato político, mas não é a única forma de lidar com as diferenças. A palavra consenso, às vezes, passa a sensação de que é necessário reduzir, abrandar as divergências – e, portanto, impedi-las. No meu endender, democracia não é ausência de divergências mediante sua anulação. É a convivência de divergências sem que se chegue ao confronto. Costumo fazer uma distinção entre conflito e confronto. Conflito é a divergência de posturas, de ideias, de situações; confronto é a tentativa de anular o outro. Assim, considero que não existe conflito militar, porque guerras são situações de confronto, nunca de um simples conflito. A intenção numa guerra, num combate, não é convencer o outro, mas vencê-lo pela força, extingui-lo.

O que é diferente de permitir que alguém se manifeste impunemente a favor de coisas espúrias como a tortura ou na defesa de personalidades que ficaram notórias por sua prática.

A tortura foi usada como método de coerção durante a ditadura e seu objetivo era justamente extinguir ideias contrárias ao regime pela força.

Essa sim merece ser extinta e seus defensores só não devem ser calados porque de outra forma não saberíamos quem são.

E sabemos bem de quem estou falando aqui.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.