A companhia japonesa de finanças Nomura realizou uma pesquisa com 29 franqueados do McDonalds, atuantes em 226 lugares diferentes dos Estados Unidos da América, e descobriu que muitos deles estão preocupados com o que pode ser o fim da empresa.
Com sete trimestres seguidos em queda de vendas nos EUA, “depressão profunda” e “últimos dias” da companhia foram algumas das palavras usadas pelos entrevistados.
Ao que parece, o que desencadeou a preocupação dos operadores estadunidenses foi o lançamento do café-da-manhã durante o dia inteiro nas lojas. Em vez de uma esperada simplificação do cardápio, a mudança ocasiounou um aumento da complexidade nas cozinhas do restaurante de fast-food.
Um dos entrevistados estimou que 30% de todos os franqueados estariam insolventes. Outro, afirmou que o novo diretor executivo, Steve Easterbrook – à frente desde janeiro de 2015 -, estaria “plantando as sementes de nossa morte”, referindo-se à marca. “O sistema pode estar enfrentando seus dias finais.”
Mais de uma dúzia deles demonstrou frustração quanto à falta de liderança e aos planos de reestruturação de Easterbrook que, além da mudança do cardápio, incluiu quiosques com pedidos digitais e o “Create Your Taste”, que permite que os clientes criem seus próprios sabores a partir de ingredientes premium.
Tudo isso estaria desviando a atenção de questões centrais como a qualidade da comida e o atentimento ao cliente. “Estou neste negócios desde 1970, mas nunca nos vi tão sem liderança como agora”, disse outro entrevistado.
Segundo outro, a empresa, ao ouvir suas inseguranças, aconselhou-o a sair do mercado e desistir do negócio.
Da miríade de respostas negativas levantadas pela empresa japonesa de investimento, ao menos duas apresentaram reações positivas.
Uma das pessoas entrevistadas disse “a liderança está indo para o lado certo, mas levará tempo” e outra que “o diretor executivo está indo bem até agora”.
De resto, só nuvens plúmbeas.
Fonte: Yahoo Finance e NYPost
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