| Foto:
CARREGANDO :)

A companhia japonesa de finanças Nomura realizou uma pesquisa com 29 franqueados do McDonalds, atuantes em 226 lugares diferentes dos Estados Unidos da América, e descobriu que muitos deles estão preocupados com o que pode ser o fim da empresa.

Com sete trimestres seguidos em queda de vendas nos EUA, “depressão profunda” e “últimos dias” da companhia foram algumas das palavras usadas pelos entrevistados.

Publicidade

Ao que parece, o que desencadeou a preocupação dos operadores estadunidenses foi o lançamento do café-da-manhã durante o dia inteiro nas lojas. Em vez de uma esperada simplificação do cardápio, a mudança ocasiounou um aumento da complexidade nas cozinhas do restaurante de fast-food.

Um dos entrevistados estimou que 30% de todos os franqueados estariam insolventes. Outro, afirmou que o novo diretor executivo, Steve Easterbrook – à frente desde janeiro de 2015 -, estaria “plantando as sementes de nossa morte”, referindo-se à marca. “O sistema pode estar enfrentando seus dias finais.”

Mais de uma dúzia deles demonstrou frustração quanto à falta de liderança e aos planos de reestruturação de Easterbrook que, além da mudança do cardápio, incluiu quiosques com pedidos digitais e o “Create Your Taste”, que permite que os clientes criem seus próprios sabores a partir de ingredientes premium.

Tudo isso estaria desviando a atenção de questões centrais como a qualidade da comida e o atentimento ao cliente. “Estou neste negócios desde 1970, mas nunca nos vi tão sem liderança como agora”, disse outro entrevistado.

Segundo outro, a empresa, ao ouvir suas inseguranças, aconselhou-o a sair do mercado e desistir do negócio.

Publicidade

Da miríade de respostas negativas levantadas pela empresa japonesa de investimento, ao menos duas apresentaram reações positivas.

Uma das pessoas entrevistadas disse “a liderança está indo para o lado certo, mas levará tempo” e outra que “o diretor executivo está indo bem até agora”.

De resto, só nuvens plúmbeas.

Fonte: Yahoo Finance e NYPost

Gostou deste post?

Então assine minha newsletter.

Publicidade

Me adicione no Facebook.

Me siga no Twitter.