Há coisas que não se aprendem na escola e nem nos livros. É preciso vivenciá-las e estar in loco para absorver parte da cultura e hábitos de um povo. Abaixo listei algumas curiosidades culturais que aprendi em nossas viagens:
1-Na Itália, as pessoas que sofreram com terremoto, são chamadas de “terremotadas”. Eles dizem que antes do terremoto, os cachorros latem sem parar, como se quisessem avisar de algo.
2-Na Grécia, especificamente em Santorini, eles dizem que era lá Atlântica, o continente perdido. E com a erupção do Vulcão, que dividiu a ilha, afundou o local mítico.
3-O arquipélago de Estocolmo é o maior da Suécia, com mais de 30.000 ilhas! Claro que nao há ponte ligando todas. Ferry faz a ligação entre elas. E como não há pedágio nas pontes, os ferries tb são gratuitos.
4-Na maravilhosa apresentação de encerramento do parque Xcaret sobre a cultura mexicana (desde a era pré-colombiana), em Cancun, eles mostram que os maias já praticavam esporte muito parecido com o futebol.
5-O Qatar é o país com a maior população masculina do planeta. Lá, existem 3,12 homens para cada mulher e 70% da população é estrangeira.
6-Os Emirados Árabes Unidos tem apenas 45 anos e são muito mais desenvolvidos que o Brasil em 195 anos de independência.
7-Tsuru é um pássaro de origami que uma pequena garota japonesa que desenvolveu leucemia após a bomba de Hiroshima, fez, acreditando que ela ficaria curada. Como forma de incentiva-lá varias pessoas começaram a fazer tsurus e colocavam em árvores.
8- Todos os prêmios Nobel são entregues na Suécia (Estocolmo), com exceção do prêmio Nobel da Paz que é entregue em Oslo. Isso porque na época, a Noruega fazia parte da Suécia.
9- Nunca entendi porque nos Estados Unidos, eles afirmam que quem inventou o avião foram os irmãos Wright e que são 7 os continentes.
10- A língua oficial da Jamaica é inglês. No entanto, a maneira deles escreverem nem sempre condiz com o original, tudo muito fonético. Chega a ser até engraçado. Ice Cream = I Scream
11- No Cairo, devido à pobreza, há muitas famílias que vivem nos cemitérios.
12- Christiana é uma “comunidade experimental hippie” dentro de Copenhagen. Uma experiência social, situada em uma antiga área militar em 1971, com regras próprias.
13- O Danúbio, rio que corta Viena, não é azul como todos sabem mas também não é escuro como dizem. É de um tom verde oliva e sua água é transparente. Nele pode-se pescar, nadar e até beber de sua água. Porque ela vem dos Alpes e não tem contaminação de espécie alguma. No rio existem sessenta diferentes espécies de peixes.
14- No Egito, pouco se fala ou se comenta sobre Cleópatra. Nada de souvenirs dela. Muita coisa de Nefertiti.
15- No Museu da Bomba Atômica em Hiroshima, eles mencionam que o ataque americano foi o 1º ato terrorista que se tem notícia no mundo, pois atingiu basicamente civis. Há uma pira onde o fogo só deverá ser apagado, quando não mais houver armas nucleares no mundo.
Por Mariane Werneck Botelho
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião