| Foto:

Sem emoção, a vida não teria sentido.

CARREGANDO :)

 

Publicidade

O termo Inteligência Emocional, desenvolvido por pesquisadores das universidades de Yale e New Hampshire, se tornou mundialmente conhecido em um livro escrito por Daniel Goleman, psicólogo e repórter de ciências do The New York Times. Esta expressão é a que melhor define o equilíbrio entre razão e emoção.

Mas afinal, o que é inteligência? Carl Gustav Jung e Jean Piaget, desde os anos 50, sugerem que há vários tipos de inteligência: musical, espacial, corporal, geométrica, matemática, linguística, entre outras. Grandes exemplos disso são: Mozart, Michael Jordan, Mikhail Baryshnikov, Oscar Niemeyer, etc.

Em geral, a definição que fica em comum entre os psicólogos, é a capacidade de aprender com a experiência e de se adaptar a novas situações. Tratando-se de Inteligência Emocional, sua definição abrange quatro habilidades essenciais, de acordo com os pesquisadores de Yale e New Hampshire, são elas:

1) A capacidade de identificar nosso estado emocional e o dos outros.

2) Habilidade de captar o curso natural das emoções (ex: saber identificar a emoção – medo, por exemplo – e a sua peculiar consequência no comportamento).

Publicidade

3) Habilidade de pensar sobre nossas emoções e a dos outros.

4) Habilidade de controlar nossas emoções e a dos outros.

Essas quatro habilidades são o suporte do autodomínio e do sucesso social.

São elas quem desenvolvem a capacidade de autoconhecimento, cooperação, resolução de conflitos e de frustrações.

Para que se tenha uma vida mais harmônica e equilibrada é importante saber que em nosso cérebro existem dois “departamentos” que influenciam diretamente nossos comportamentos, são eles: o cérebro cortical (cognição) e o cérebro emocional (límbico). Ambos precisam estar bem alimentados para que possamos conquistar o tão almejado equilíbrio emocional.

Publicidade

Gerir as emoções, durante os últimos anos, onde o estresse e a ansiedade tomaram conta da sociedade, se tornou algo fundamental para a saúde. Em terapia cognitiva comportamental (TCC), buscamos despertar a consciência sobre essa inteligência para atingir melhores resultados psicológicos!

Uma ótima semana a todos!

Isabella Kobbaz

Psicóloga CRP: 08/22248

Publicidade