Saudações!
Ela era bela, recatada e do lar e, num gesto nobre e impensável para a época, libertou os escravos do Brasil.
Segundo os historiadores, esse foi o único feito notável e memorável de Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga.
Mas entendo que, com este único ato, ela mudou a história de milhares de pessoas e fez muito mais que outros e suas “centenas de atos”.
Foi uma mulher a frente do seu tempo, que deixou um legado de igualdade e democracia. De respeito à vida.
Palavras da princesa quando a família real foi banida do país:
“Se a abolição é a causa disto, eu não me arrependo; eu considero valer a pena perder o trono por ela”.
Esta é uma data de comemoração sim, mas também de reflexão!
Apesar do fim da escravidão ter sido decretado há 128 anos, ainda vivemos várias formas de escravidão contemporâneas. Algumas formas de viés social: condições de trabalho análogas à escravidão, prostituição, tráfico de pessoas, trabalho infantil, analfabetismo, preconceito de raça, cor e credo e outros grilhões sociais!
Existe também a escravidão de viés comportamental e emocional: apegos, desejo de vingança, excesso de controle, mágoas, ansiedade, depressão, falta de emponderamento feminino, falta de amor próprio, consumismo, escassez de ideais, busca do corpo perfeito, falta de autoconhecimento e outras correntes e amarras!
Sem contar que podemos ser escravizados pelo dinheiro, poder, celular, comida, atividades físicas, relacionamentos e por ai fora!
Como se vê, Isabel deu um grande passo, mas ainda há muito o que fazer no mundo! Tanto o interior como o exterior! Precisamos continuar firmes, trabalhando pela libertação de todos os indivíduos, seja em que esfera for!
Desejo firmemente que você assine a lei áurea na sua vida e se liberte daquilo que te aprisiona e engaje-se em ações que possam libertar outros irmãos!
Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!
Um beijo,
Dani
Por Danielle Lourenço
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas