| Foto:

Para quem ainda não sabe, o bruxismo infantil é aquele movimento de ranger os dentes que algumas crianças acabam fazendo involuntariamente enquanto estão dormindo.

CARREGANDO :)

Publicidade

Preocupados, muitos pais acabam sem saber o que fazer em relação a isso ou exatamente o porquê dessa manifestação. Boa parte dos pesquisadores acredita que esse mal acomete pelo menos 19% das crianças entre meninos e meninas, e a causa estaria relacionada a algum trauma ou a um comportamento exercido pela ansiedade.

Apesar de ser um simples gesto, o bruxismo infantil pode afetar seriamente a saúde da criança, já que desgasta os dentes, modifica a estrutura óssea da face e ainda pode causar o aumento da pressão craniana.

Segundo o Professor Dr. Walid Salomão Mousfi, Médico Pediatra, “se faz necessário SEMPRE, investigarmos a CAUSA que levou uma criança a realizar bruxismo, pois em geral ele vem sempre acompanhado de um fator que o desencadeou. O ambiente familiar, como a educação dos pais é realizada, seria um dos fatores principais do bruxismo. Causas que levam à uma noite mal dormida, como sonhos conturbados, rinite alérgica, hipertrofia de adenóides, devem também fazer parte do topo da lista na procura de uma causa.”

Dentre as possíveis causas podemos citar:

– causas oclusais: quando existem interferências dentais que impedem que a mordida tenha um bom encaixe;

Publicidade

– causas de ordem sistêmica: respiração bucal, deficiências nutricionais, distúrbios neurológicos (p. ex. autismo, paralisias adquiridas ou congênitas);

– causas emocionais: stress, agenda lotada de atividades, a chegada de um irmão, divórcio na família, escola nova, hiperatividade, entre outros;

– causas hereditárias;

– hábitos alimentares inadequados. Crianças que não mastigam alimentos consistentes e não usam a sua função mastigatória podem procurar suprir esta necessidade através do ranger dos dentes.

O bruxismo infantil pode ser tratado com protetores de dentes ou placas de mordida feitos sob medida pelo dentista para ficarem ajustados aos dentes da criança, com o objetivo de evitar o seu desgaste. Estas placas devem ser usadas durante a noite, que é quando a maioria das crianças range os dentes.

Publicidade

Além disso, caso o bruxismo seja causado por problemas dentários, como o uso de aparelho ou o desalinhamento entre os dentes de cima ou debaixo, por exemplo, é importante consultar o dentista para instituir o tratamento adequado.

O dentista também deve acompanhar o desenvolvimento dos dentes da criança e restaurar os dentes à medida que estes vão se alterando e desgastando.

Observe seu filho e se apresentar os sintomas, procure um profissional especializado!

Por Karen Petrelli de Castro

Publicidade