O que parece uma peça tão atual já é vista desde 1920, criada pelas mãos da polêmica estilista italiana Elsa Schiaparelli (1890 – 1973). A pantacourt, que leva esse nome por lembrar uma pantalona curta, foi criada em uma época onde as mulheres ainda tinham por costume usar saias longas sem deixar seu corpo à mostra. Quando essas mulheres passaram a trabalhar, e as saias já não eram mais práticas, Schiaparelli pegou uma saia, diminuiu seu comprimento para mídi e em seguida cortou no meio fazendo dela uma calça larga e curta.

CARREGANDO :)

Há algumas temporadas a pantacourt voltou aparecer. Para o verão de 2015, novas releituras foram feitas nos desfiles da Chanel e Gucci; tornando a peça a queridinha das fashionistas. Com essa moda pegando, estilistas de grandes marcas já preparam uma nova versão da calça, que será conhecida como “new pantacourt“, para o inverno. O que a difere da pantacourt de verão é que agora ela está um pouco mais curta ampla e em tecidos mais pesados.

Publicidade

O que impede muitas pessoas de usarem esse modelo é não saber a forma correta de vesti-lo. Hoje a moda nos permite usar tudo o que temos vontade e com informação é possível criar looks assertivos. A calça pantacourt deixa à mostra partes mais magras do corpo, criando a impressão de uma silhueta esguia; e os tons frios e mais escuros também retraem visualmente. Caso seu problema seja com altura, looks monocromáticos ajudam a alongar; e a calça com o sapato em tons de pele também alonga. Agora é só combinar uma calça, com um top e blazer alongado, calça com camisa e sandália para uma festa, e calça com uma lã mais comprida nos dias de frio. Escolha o que melhor combina com você!