Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Câncer bucal, fique alerta!!!

Câncer bucal

CÂNCER BUCAL
O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). Ocorre nos lábios com maior frequência, principalmente, lábio inferior. É mais frequente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade.
O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco.
A Incidência de câncer de boca é um problema de saúde pública no mundo, com taxa anual estimada em, aproximadamente, 10 casos a cada 10 mil pessoas, sendo a grande maioria destes em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, a estimativa para esse ano é de mais de 15 mil novos casos de câncer bucal.
Os sintomas são:
-Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e parece não melhorar;
-Um caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua;
-Perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca;
-Manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca;
-Dificuldade para mastigar ou para engolir;
-Dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta;
-Inchaço que impede a adaptação correta da dentadura;
-Mudança na voz.
Prevenção e Diagnóstico Precoce
Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.
Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.
Tratamento
Depois do diagnóstico, uma equipe de especialistas (que inclui um cirurgião-dentista) desenvolve um plano de tratamento especial para cada paciente. Quase sempre a cirurgia é indispensável, seguida de um tratamento de radio ou quimioterapia. É essencial entrar em contato com um profissional que esteja familiarizado com as mudanças produzidas na boca por essas terapias.
Desde 2001, a equipe de patologistas e pesquisadores da Faculdade São Leopoldo Mandic tem realizado um trabalho gratuito com objetivo de contribuir para a diminuição desses casos, prestando serviço para todo País www.slmandic.edu.br.
O laboratório de patologia do Instituto e Centro de Pesquisas da faculdade recebe, diariamente, matérias de biopsia referentes a lesões de cavidade bucal vindos de todas as regiões brasileiras. Esses fragmentos são analisados e um laudo é emitido para auxiliar o clínico na conduta e tratamento do paciente.
Desde o início das atividades do laboratório de patologia bucal do Instituto e Centro de Pesquisas São Leopoldo Mandic, já foram emitidos mais de 17 mil laudos, a pedido de dentistas que atuam em todo o território nacional. Destes casos, 1.104 foram diagnosticados como câncer bucal, sendo o carcinoma epidermoide considerado o tipo mais frequente.
“A gratuidade do serviço é oferecida pela faculdade em contrapartida à sociedade dentro do programa de extensão universitária. Essa iniciativa reitera a contribuição da Faculdade São Leopoldo Mandic na prevenção e tratamento precoce de câncer bucal. Atualmente, o Brasil é o terceiro País em incidência da doença.”

Por Karen Petrelli de Castro

Use este espaço apenas para a comunicação de erros