Por exemplo, se seu cabelo é preto, o fundo de clareamento que irá revelar quando descolorir é o vermelho. Os fundos de clareamento vão do amarelo muito claro, passando pelo laranja, até o vermelho. Isso quer dizer que se, por exemplo, você tem um cabelo virgem na altura 6 (loiro escuro), e quer fazer mechas loiras claríssimas (10), você irá precisar abrir seu cabelo 4 tons. 10 – 6 = 4.
Por isso, se você tem em seus cabelos pigmentos amarelos mais do que deveria para sua cor ideal, provavelmente seu fundo de clareamento está um ou mais tons acima do que deveria. É por isso, que mesmo quando matizado/tonalizado, revela rapidamente o fundo amarelado. Sim, isso quer dizer que seu cabelo não passou pelo processo de descoloração o suficiente e está mais escuro do que deveria. Isso também se aplica a outras cores de cabelo, como ruivos, mas isso é assunto para outra hora.
E agora?
O procedimento para solucionar esse problema costuma ser bem simples. Em alguns casos, pó descolorante com água quente costuma bastar. Entretanto nem todos os cabelos são iguais e alguns vão necessitar de um novo processo de descoloração (Lembre-se de sempre realizar o teste de mecha antes de qualquer procedimento nos cabelos. Seus fios podem ser incompatíveis com alguns processos e ele pode cair. Sério!).
E só então, depois de chegar no fundo de clareamento certo, aplique a tonalização (que provavelmente é a mesma que já aplicava, visto que desejava aquele tom e não conseguia alcançar).
E aí, entendeu? Curtiu? Conta pra mim!