Cleriquot
O nome da casa fala por si só. Cleriquot (ou Clericot) é um tipo de ponche, refrescante e de origem misteriosa. Feito à base de vinho branco ou espumante, frutas e açúcar, há inúmeras releituras da bebida ao redor do mundo. Alguns dizem que surgiu na França, no século XIX, composto de xerez, brandy, suco de limão e soda, e que foi levado para a Argentina e Uruguai, onde a receita foi modificada e se tornou um ícone. Outros dizem que a verdadeira origem vem da Índia Britânica, sendo uma criação dos ingleses para combater o calor.
Independente de qual seja a sua verdadeira origem, o Cleriquot conquistou o paladar de muitas pessoas e agora é o nome de um badalado bubble bar em Curitiba. Em um ambiente aconchegante e intimista projetado pela designer de interiores Alessandra Gabardo, a casa serve os melhores rótulos, como Dom Pérignon, Moët & Chandon e Veuve Clicquot.
Fábio Arasanz, proprietário da casa, explica que a ideia é se soltar e celebrar a vida. Após os clientes jantarem, as luzes vão diminuindo e o DJ agita com um mix de música eletrônica, jazz, blues e MPB. Assim como no Bagatelle, os clientes podem dançar até em cima dos sofás! “Estamos preparados para receber grandes DJs do cenário nacional e internacional. O Cleriquot é um espaço que vai surpreender até quem frequenta as melhores casas ao redor do mundo”, revela Arasanz.
Cardápio
No que se refere às bebidas, os vinhos e espumantes têm o destaque principal. A casa também serve cocktails, o famoso Cleriquot e apresenta uma variada carta de destilados.
O menu é assinado pelo chef Fábio Mattos, famoso por seu talento na culinária molecular e proprietário do restaurante Poco Tapas. Entre as entradas para compartilhar entre amigos estão o Tacoshimi (massa crocante, salada oriental, guacamole, creme leve de wasabi coberto com atum marinado e selado com caviar de shoyu), o Tartar de Mignon (mignon picado servido sobre panqueca de milho verde e espuma de azeite de oliva trufado), o Bolinho de Carne Cleriquot (bolinho de carne defumado com foie gras selado na manteiga acompanhado de cebola caramelada ao vinho e crispy de alho-poró) e a Surpresa Brie (queijo brie com purê de framboesa enrolado em massa phyllo crocante e coberta com espumante).
Para o prato principal, há opções como o Mignon ao Boursin (filé mignon recheado com queijo boursin caseiro, enrolado em bacon defumado e servido com batatas rústicas, molho demi-glace, mostarda de sementes e crispy de alho-poró), o Frango Cleriquot (peito de frango coberto com tomate, muçarela, alcaparras e molho de espumante, tudo sobre uma camada de espinafre sauté em azeite de oliva) e o Fettuccine Belvedere (fettuccine ao molho de vodka Belvedere, com tomate picado, alho, cebola, manjericão e espinafre). As sobremesas são a Torta de Banana Desconstruída e Apple Pie Cleriquot, que é servida em formato de uma flor.
Onde fica
O Cleriquot fica na Praça Espanha, Alameda Carlos de Carvalho, 1262 – Batel. Funciona de Quarta a Sexta-feira, das 18h à 01h, aos Sábados das 15h às 02h e aos Domingos das 15h às 21h.
Para ver mais posts como esse, clique aqui!
Por Lorenzo Bernardi
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast