• Carregando...
Cuidados com a pele delicada do seu bebê
| Foto:

Tem coisa mais confortante do que o contato da pele de mãe e filho? Transmite calor, segurança e aconchego. O cheiro, o toque, a maciez da pele delicada do bebê, mais sensível do que a de crianças maiores e adultos. E que por isto precisa de cuidados específicos, principalmente durante os primeiros meses após o nascimento, em que sofre diversas adaptações e mudanças.

Como a pele infantil é mais fina, possui uma tendência a perder mais água e, portanto, ser mais seca. As proteções naturais contra bactérias não estão maduras, assim como as glândulas que produzem gordura e suor. Especialmente durante o primeiro mês de vida a pele pode apresentar  particulares desta idade.

É comum os bebês recém-nascidos apresentarem bolinhas pelo corpo, casquinhas na cabeça, descamação generalizada (como uma “troca” da pele) e até mesmo acne (espinhas). Na grande maioria das vezes estas lesões são consideradas fisiológicas, ou seja, que desaparecem sem a necessidade de um tratamento específico. Algumas vezes a manifestação pode ser mais intensa e razão de muita preocupação para os pais. Neste caso, mesmo que não traga risco para a saúde do bebê, pode ser instituído um tratamento apropriado que alivie e melhore os sintomas.

And Now Give Me A Hug

crédito: Bigstock

 

Uma boa conversa e uma explicação adequada certamente trará a tranquilidade necessária para este importante momento na vida entre pais e filho.

Dicas e cuidados com a pele da criança:

– Evite lugares muito quentes, fechados e com aglomeração de pessoas.

– Cuidado com uso de medicamentos tópicos, como pomadas e cremes. Eles podem causar danos irreversíveis no local de pele em que são aplicados.

Atenção: a pele infantil tem uma capacidade MAIOR de absorver medicamentos.

– Na hora do banho, prefira sabonetes líquidos e com pouco perfume. Não use buchas ou esponjas. A água do banho deve ser morna. Água quente deixa a pele mais seca.

– Imediatamente após o banho aplique o hidratante (de preferência branco e sem perfume) em todo o corpo. Atualmente existem várias opções de hidratantes com estas características.

Lembre-se, perfumes e corantes são produtos químicos e podem causar irritação e alergias

– Até os 6 meses de vida a proteção solar deve ser feita com acessórios como boné e camiseta, a criança deve ser exposta ao sol por um curto período e em horário adequado. Filtro Solar deve ser aplicado somente após os 6 meses, diariamente, mesmo nos dias nublados e com chuva.

Crianças apresentam doenças próprias da infância.

Crianças devem, sempre que possível, usar produtos para crianças, que tendem a ser menos agressivos, menos irritantes, com menor potencial para causar alergia. Na dúvida, converse com o Pediatra, ele deve ser um porto seguro, alguém para poder contar nos momentos de dúvidas e angústias.

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]