Muitos mitos e dúvidas acompanham o diagnóstico de Doença Diverticular, que problema de saúde é esse?
Divertículos são pequenos sacos que podem aparecer ao longo do tubo digestivo. Em grande parte dos pacientes a presença de divertículos é assintomática e o diagnóstico só é realizado em investigação de rotina através de colonoscopia. Mas afinal a doença chama-se Diverticulite ou Diverticulose?
A Diverticulose é a presença de divertículos no colon, predomina no sigmoide (perto do reto) e geralmente acontece em populações com baixo consumo de fibras. A alimentação rica em carboidratos ou proteínas forma menor quantidade de bolo fecal, aumenta a pressão dentro dos colons e propicia o surgimento dos divertículos onde houver fragilidade da parede intestinal. O envelhecimento também contribui, pois há perda da elasticidade natural da parede.Grande parte da população acima de 60 anos apresenta Diverticulose assintomática ou com poucas queixas e muito inespecíficas:
– Dor leve ou desconforto abdominal, principalmente do lado esquerdo (sigmoide),
– Distensão (estufamento),
– Flatulência (gases),
– Alteração do hábito intestinal (constipação ou diarréia).
A Diverticulose quando não tratada ou acompanhada de forma correta pode trazer complicações e levar a hospitalização e cirurgia.
Diverticulite é uma complicação da Diverticulose que acontece por inflamação dos divertículos desencadeada por resíduos fecais que causam obstrução de sua luz. A Diverticulite pode apresentar complicações graves como infecção, sangramento e até mesmo perfuração de intestino. Se houver perfuração e extravasamento do conteúdo intestinal para a cavidade abdominal ocorre a peritonite. De acordo com a gravidade do quadro o paciente pode apresentar dor intensa, febre, náuseas e vômitos. Assim que o diagnóstico for confirmado inicia-se o tratamento para controle da infecção ou da inflamação e evitar as complicações. Em geral os pacientes respondem bem ao tratamento, porém, alguns necessitam de cirurgia de emergência para drenagem e até mesmo retirada de parte do intestino para evitar maiores complicações.
O tratamento da Diverticulose será definido pelo seu médico de acordo com a evolução do quadro, mas muitas vezes não há necessidade de medicamentos. Pacientes que nunca apresentaram Diverticulite devem seguir dicas nutricionais e de hábitos de vida para manterem-se saudáveis;
– Dieta rica em fibras,
– Atividade física regular,
– Evitar a obesidade,
– Tomar bastante líquido,
É importante procurar imediatamente seu médico de confiança caso apresente algum desses sintomas ou sinais de alerta:
– Dor abdominal intensa,
– Sangramento,
– Constipação ou diarreia,
– Parada da eliminação de gases e fezes,
– Febre e calafrios,
– Mal estar geral.
Alguns pacientes terão mais de uma crise ao longo da vida, portanto consulte seu médico para receber orientação adequada.
Por Danielle Kiatkoski
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura